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Tipo: Capítulo de Livro
Título: PROPOSTA DE AÇÕES PARE REDUZIR A EVASÃO NO I PERÍODO DO PROEJA EM 2017/1 DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS IPORÁ
Título(s) alternativo(s): Proposed Actions to Reduce School Dropout in the First Semester of the Proeja in 2017/1 of the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá.
Autor(es): Campos, E. C.
Junqueira, A. R. da Silva
Nascimento, M. T. do
Silva, N. A. N. da
Resumo: Este projeto de aplicação pedagógica teve por objetivo inicial identificar o perfil dos alunos ingressantes no primeiro período do ano de 2017, no Curso de Qualificação em Auxiliar de Administração. O objetivo central foi promover ações no sentido de contribuir com a redução no índice de evasão escolar que é recorrente nessa modalidade de ensino. O projeto de aplicação pedagógica teve como metodologia a investigação a qual possui características de uma pesquisa-ação que buscou o desenvolvimento dos envolvidos, de modo que os professores aprimorassem suas práticas docentes e os alunos seu aprendizado. Os resultados desse projeto demonstraram a necessidade de um olhar diferenciado para os alunos da educação de jovens e adultos. A questão da evasão, que é o tema tratado nesse trabalho, mostrou que este fator está relacionado com aspectos, que na maioria das vezes, fogem ao contexto escolar, passam por questões pessoais, familiares e de trabalho. Os dados coletados ao final do primeiro período do ano de 2017 mostraram uma queda no índice de evasão escolar de 17,5% se comparado aos anos anteriores. As ações realizadas pelo nosso grupo de trabalho, no primeiro período do Curso de Qualificação em Auxiliar de Administração demonstraram um certo grau de acerto para a diminuição da evasão, mas essa afirmativa não tem a pretensão de dizer que essas ações são suficientes para impedir as prováveis evasões nos próximos períodos. Esse projeto de aplicação pedagógica indica que a educação de jovens e adultos demonstra as possibilidades de uma educação emancipadora e que ainda existem muitos desafios que necessitam ser superados. Os desafios englobam as dificuldades de cunho pessoal do alunado em seus diversos contextos, bem como os desafios aos professores que atuam na EJA no que tange, principalmente, a desenvolver práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade desse aluno, bem como oferecer um relacionamento baseado na afetividade, empatia e trocas mútuas de experiências de vidas.
Abstract: This pedagogical application project had the initial objective of identifying the profile of incoming students in the first period of 2017, in the Qualification Course in Administrative Assistant. The central objective was to promote actions in order to contribute to the reduction in the school dropout rate that is recurrent in this teaching modality. The pedagogical application project had as methodology the research which has characteristics of an action research that sought the development of those involved, so that the teachers improved their teaching practices and the students their learning. The results of this project demonstrated the need for a differentiated look for students of youth and adult education. The issue of avoidance, which is the theme discussed in this study, showed that this factor is related to aspects that, most of the time, escape the school context, go through personal, family and work issues. The data collected at the end of the first period of 2017 showed a fall in the school dropout rate of 17.5% compared to previous years. The actions carried out by our working group in the first period of the Management Assistant Qualification Course demonstrated a certain degree of correctness for reducing dropout , but this assertion does not pretend to say that these actions are sufficient to prevent the probable ones dropout in the coming periods. This pedagogical application project indicates that the education of young people and adults demonstrates the possibilities of an emancipatory education and that there are still many challenges that need to be overcome. The challenges include the personal difficulties of students in their different contexts, as well as the challenges to teachers who work in the EJA in what concerns mainly to develop pedagogical practices contextualized with the reality of this student, as well as offer a relationship based on affectivity , empathy and mutual exchanges of life experiences.
Palavras-chave: Ações. Evasão. Proeja.
Actions. Dropout. Proeja.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/469
Data do documento: 2017
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