Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4652
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DA TEORIA À PRÁTICA: EDUCAÇÃO QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE NO TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Cavenag, Nilton César Moreira Jorge Filho
Primeiro Orientador: Belisário, Celso Martins
Primeiro Coorientador: Campos, Flávio Arantes
Resumo: Neste trabalho, aborda-se a importância da participação de um licenciando bolsista no programa Residência Pedagógica no contexto da Educação Química e sustentabilidade, a fim de investigar como conceitos pedagógicos, métodos de ensino e a experimentação podem desempenhar um papel fundamental nesse processo. A parte empírica contou com a elaboração de roteiros para aulas experimentais e a cooperação do laboratório de Águas e Efluentes do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, no compartilhamento de materiais e reagentes para realização das práticas com os estudantes da Educação Básica. Abordou-se na temática do tratamento da água, um conjunto de conceitos relacionados a efluentes e afluentes, bem como outras questões ambientais relativas à análise de parâmetros físico-químicos da água. Houve a realização de ciclo de atividades experimentais em laboratório, com turmas da 2ª série do Ensino Médio, em um colégio da rede estadual de Goiás. Essas atividades não apenas enriqueceram a compreensão dos conceitos de Química e sustentabilidade, mas também permitiram que os aprendizes se engajassem ativamente na exploração fenomenológica. Constatou-se que a experimentação não é apenas uma valiosa ferramenta para desenvolver uma compreensão ampliada, mas também instiga a curiosidade e o pensamento crítico. Além das atividades em sala de aula, a residência culminou em apresentações para outros colégios do município que visitaram o Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Esse evento especial fazia parte do circuito pedagógico Beija-Flor, no qual os visitantes puderam conhecer a diversidade e a infraestrutura do campus. Essas apresentações proporcionaram o compartilhamento do nosso conhecimento adquirido ao longo da residência, bem como sinalizaram a importância da educação Química e da sustentabilidade em nossa sociedade. Reitera-se que a residência pedagógica, com seu foco na experimentação, ensino ativo e compartilhamento de conhecimento, apresenta um grande potencial transformador da educação prática. É nessa perspectiva que o aprendizado ultrapassa os limites da sala de aula, com a capacitação dos futuros educadores e das gerações futuras com conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Abstract: In this chapter, the importance of the participation of a scholarship-awarded licentiate in the Pedagogical Residency program in the context of Chemistry Education and sustainability is addressed. The goal is to investigate how pedagogical concepts, teaching methods, and experimentation can play a fundamental role in this process. The empirical part involved the development of scripts for experimental classes and the collaboration of the Water and Effluents Laboratory at the Federal Institute of Goiano - Campus Rio Verde, in sharing materials and reagents for carrying out practices with Basic Education students. The theme of water treatment was approached, encompassing a set of concepts related to effluents and influents, as well as other environmental issues related to the analysis of physicochemical parameters of water. A series of experimental activities were conducted in the laboratory with 2nd-year High School classes at a state school in Goiás. These activities not only enriched the understanding of Chemistry and sustainability concepts but also allowed learners to actively engage in phenomenological exploration. It was found that experimentation is not only a valuable tool for developing a comprehensive understanding but also stimulates curiosity and critical thinking. In addition to classroom activities, the residency culminated in presentations for other schools in the municipality that visited the Federal Institute of Goiano - Campus Rio Verde. This special event was part of the Beija-Flor pedagogical circuit, where visitors could learn about the campus's diversity and infrastructure. These presentations provided the sharing of our acquired knowledge throughout the residency, signaling the importance of Chemistry education and sustainability in our society. It is emphasized that pedagogical residency, with its focus on experimentation, active teaching, and knowledge sharing, has great potential to transform practical education. It is in this perspective that learning surpasses the limits of the classroom, empowering future educators and future generations with the knowledge and skills necessary to face the challenges of the modern world.
Palavras-chave: Educação química
Sustentabilidade
Tratamento de água
Residência Pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4652
Data do documento: 30-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC-Nilton César final.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.