Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Arquimar Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0843090540230286pt_BR
dc.creatorOliveira, Tarcisio Dorn de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1493478586678556pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T01:09:58Z-
dc.date.available2024-08-01-
dc.date.available2024-08-01T01:09:58Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4638-
dc.description.abstractThe curriculum must be constructed with the purpose of going beyond the transmission of content by incorporating a dynamic perspective that recognizes education as a catalytic process of change. The general objective of the text is to investigate how the principles of the competency-based curriculum are evidenced in the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Architecture and Urbanism of the Universidade Regional do Noroeste of the State of Rio Grande do Sul (Unijuí). Methodologically, the investigation is structured through exploratory documentary research when considering the interpretation of data through categorical content analysis consisting of three categories, namely: student-centered learning; content integration and problem-based learning. As a result, it is clear that a dynamic education requires a flexible and adaptable approach that values the active participation of students and is in accordance with the needs and desires of society in the globalized world. From this perspective, it is noted that the competency-based curriculum should promote a more engaging, meaningful and relevant teaching and learning environment for students. The competency-based curriculum should encourage students to develop essential intellectual skills such as critical thinking, reflective analysis and problem solving, and also encourage learning to think, explore and better understand the world around them.pt_BR
dc.description.resumoO currículo, ao considerar a contemporaneidade, deve ser construído com o propósito de ir além da simples transmissão de conteúdo e incorporar uma perspectiva mais dinâmica que reconheça a educação como um processo catalisador de mudança. O objetivo geral do texto prende-se a investigar como os princípios do currículo por competência estão evidenciados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Metodologicamente, a investigação estrutura-se mediante uma pesquisa exploratória documental e observa a interpretação dos dados pela análise de conteúdo categorial constituída por três segmentos: aprendizagem centrada no aluno; integração de conteúdos e aprendizagem baseada em problemas. Como resultados, fica claro que uma educação dinâmica requer uma abordagem flexível e adaptável que valorize a participação ativa dos discentes e esteja em conformidade com as necessidades da sociedade em um mundo globalizado. Nessa perspectiva, nota-se que o currículo por competência promove um ambiente de ensino e de aprendizagem mais envolvente, significativo e relevante para os estudantes. O currículo por competência também estimula nos estudantes o desenvolvimento de habilidades intelectuais essenciais, como pensamento crítico, análise reflexiva e resolução de problemas, à medida que fomenta, fundamentalmente, o aprender a pensar, explorar e compreender melhor o mundo que os cerca.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tarcísio Dorn de Oliveira (tarcisio.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-31T23:58:43Z No. of bitstreams: 1 Monografia Especialização Completa.pdf: 2794778 bytes, checksum: 6ca0d05084ba30c61c2f45253c8a6396 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-08-01T01:06:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Especialização Completa.pdf: 2794778 bytes, checksum: 6ca0d05084ba30c61c2f45253c8a6396 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-01T01:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Especialização Completa.pdf: 2794778 bytes, checksum: 6ca0d05084ba30c61c2f45253c8a6396 (MD5) Previous issue date: 2024-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCURRÍCULO POR COMPETÊNCIA COMO FORMA DE INSTIGAR A AUTONOMIA DISCENTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Tarcísio Dorn de Oliveira.pdfMonografia2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.