Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tolentino, Grassyara Pinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322591283266859pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Érica Aparecida Vaz-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Henrique Lima-
dc.creatorViana, Fernando Pires Viana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0274962746792409pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T01:59:24Z-
dc.date.available2024-07-26T01:59:24Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4629-
dc.description.abstractThe inclusion of students with special educational needs in Physical Education classes is a complex challenge that demands increasing attention in the educational sphere. The pursuit of inclusive education, which promotes equal opportunities and access to knowledge, has been a central focus of educational policies and practices worldwide. This master's research results from work conducted between 2021 and 2023 in public schools of the State Education Network of the Regional Education Coordination of Itapaci – Goiás. The objective of this research was to develop an educational product on the inclusion of students with special educational needs in Physical Education classes. The methodology used was a quali-quantitative research, with 553 people participating in the study, and the sample consisted of n=393 participants. Data was collected through questionnaires applied to Physical Education teachers, students with special educational needs, and their parents. The results provided an overview of the complexities faced in the quest for effective inclusion. Through written works, that is, through legislation, it was possible to outline the theoretical foundations and expectations for the inclusion of students with SEN in classes. The perceptions expressed by the teachers enriched the understanding of the perceived barriers and challenges encountered during the implementation of inclusion in their attitudes and practices in school. The results expressed by the parents reinforce the reality detected in the practical actions performed by the teachers at school: that they have strong theoretical knowledge but, in contrast, weak practical application. The perceptions of the students shed light on the discrepancy between what is theoretically expected and what is actually achieved. Finally, the results enabled the development of an educational product created during the research, consisting of a guide of guidelines and actions to avoid Ableism and the Pedagogy of the Skilled in Physical Education classes. The Educational Product was evaluated for its utility and general aspects: content, language, aesthetics/organization, and knowledge through the application of a questionnaire to Physical Education teachers. This investigation can serve as a starting point for future interventions, professional development programs, and reforms in pedagogical approaches, with the ultimate goal of promoting genuine and effective inclusion of students with special educational needs in Physical Education classes.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física é um desafio complexo que demanda atenção crescente na esfera educacional. A busca por uma educação inclusiva, que promova igualdade de oportunidades e acesso ao conhecimento, tem sido um foco central de políticas e práticas educacionais em todo o mundo. A presente pesquisa de mestrado resulta do trabalho realizado entre 2021 e 2023 nas escolas públicas da Rede Estadual de Ensino da Coordenação Regional de Educação de Itapaci – Goiás. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar um produto educacional sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a pesquisa quali-quantitativa, com 553 pessoas participando da pesquisa, sendo a amostra composta por n=393 participantes. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários aos professores de Educação Física, alunos com necessidades educacionais especiais e seus pais. Os resultados obtidos proporcionaram um panorama das complexidades enfrentadas na busca pela inclusão efetiva. Através dos escritos, ou seja, das legislações, foi possível delinear as bases teóricas e as expectativas para a inclusão dos alunos com NEE nas aulas. As percepções expressas pelos professores enriqueceram as compreensões sobre as barreiras percebidas e os desafios encontrados durante a implementação da inclusão em suas atitudes e práticas na escola. Os resultados expressos pelos pais reforçam a realidade detectada nas ações práticas realizadas pelos professores na escola: de que possuem uma parte teórica forte e, em contraposição, uma prática fraca. Já as percepções dos estudantes lançaram luz sobre a discrepância entre o que é teoricamente esperado e o que é realmente alcançado. Por fim, os resultados possibilitaram a construção de um produto educacional desenvolvido durante a pesquisa, consistindo em um guia de orientações e ações para evitar o capacitismo e a pedagogia do habilidoso nas aulas de Educação Física. O Produto Educacional foi avaliado em seus aspectos de utilidade e aspectos gerais: conteúdo, linguagem, estética/organização e conhecimento, através da aplicação de um questionário aos professores de Educação Física. Essa investigação pode servir como um ponto de partida para futuras intervenções, programas de desenvolvimento profissional e reformas nas abordagens pedagógicas, com o objetivo último de promover a inclusão genuína e eficaz dos alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Pires Viana (fernando.viana@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-25T23:01:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Fernando_Pires_Viana.pdf: 4959930 bytes, checksum: ac2a0351c4004509acfe705dea8e3f5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-26T01:55:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Fernando_Pires_Viana.pdf: 4959930 bytes, checksum: ac2a0351c4004509acfe705dea8e3f5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-26T01:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Fernando_Pires_Viana.pdf: 4959930 bytes, checksum: ac2a0351c4004509acfe705dea8e3f5c (MD5) Previous issue date: 2023-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleO escrito, o dito e o feito: diagnóstico da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Fernando_Pires_Viana.pdf4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.