Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, Andre Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.creatorSilva, Débora Carine Maziero-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6293748460042306pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T17:53:50Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-25T17:53:50Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4626-
dc.description.abstractIn the teaching-learning process, integrating students' experiences with curricular content becomes an indispensable element, especially in rural education. This education can be understood as a social phenomenon constituted by cultural, political and economic aspects, and therefore, educational processes in the field need to be significant according to the reality of the subjects who make up them. It is essential that this student is the protagonist of this process, understands his role and can intervene in his environment in the most diverse aspects, including socio-environmental. When working on environmental education in rural education, this society-nature relationship is better understood, connecting the natural environment and the social environment, since they are inseparable. In this sense, the present study aimed to analyze the environmental perception of students and teachers in schools located in the rural area of Coromandel-MG, as well as the pedagogical practices of teachers in relation to environmental education and based on the results, a practical guide was produced. of environmental education in rural schools, which was also evaluated by teachers. To this end, questionnaires with objective and discursive questions were applied to analyze perceptions and practices and a questionnaire with only objective questions for the evaluation of the guide by teachers. The results revealed that teachers tend to adopt a naturalistic approach to the environment, while students have a more socio-environmental view. However, although students are aware of some environmental problems, there is a lack of association between these problems and the local context. This disconnect highlights the need for educational approaches that establish a more meaningful relationship with students' reality. Furthermore, challenges such as students' lack of interest, lack of teacher training and the predominantly urban view among teachers negatively impact the effectiveness of teaching about the environment in rural schools. In evaluating the guide, teachers were satisfied with the material and proposed activities. In this way, the study highlights the importance of educational policies and pedagogical practices that promote more effective and contextualized environmental education, considering the specificities of rural schools.pt_BR
dc.description.resumoNo processo de ensino-aprendizagem integrar as experiências e vivências dos estudantes aos conteúdos curriculares se torna um elemento indispensável, especialmente na educação do campo. Essa educação pode ser compreendida como um fenômeno social constituído por aspectos culturais, políticos e econômicos, e assim, os processos educacionais do campo precisam ser significativos conforme a realidade dos sujeitos que os integram. É imprescindível que esse aluno seja protagonista desse processo, entenda seu papel e possa intervir em seu meio nos mais diversos aspectos, inclusive o socioambiental. Ao trabalhar a educação ambiental na educação do campo compreende-se melhor essa relação sociedade-natureza, conectando meio natural e meio social, uma vez que são indissociáveis. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes e professores em escolas situadas na zona rural de Coromandel-MG, bem como as práticas pedagógicas dos docentes em relação à educação ambiental. A partir dos resultados, foi produzido um guia prático de educação ambiental em escolas do campo que também foi avaliado pelos professores. Para tal, foram aplicados questionários com questões objetivas e discursivas para a análise das percepções e práticas e um questionário apenas com questões objetivas para a avaliação do guia pelos professores. Os resultados revelaram que os professores tendem a adotar uma abordagem naturalista em relação ao meio ambiente, enquanto os estudantes possuem uma visão mais socioambiental. No entanto, apesar de os alunos conhecerem alguns problemas ambientais, há uma falta de associação desses problemas com o contexto local. Essa desconexão ressalta a necessidade de abordagens educativas que estabeleçam uma relação mais significativa com a realidade dos alunos. Além disso, desafios como o desinteresse dos estudantes, a falta de capacitação dos professores e a visão predominantemente urbana entre os docentes impactam negativamente a efetividade do ensino sobre o meio ambiente nas escolas do campo. Na avaliação do guia, os docentes mostraram-se satisfeitos com o material e as atividades propostas. Dessa forma, o estudo destaca a importância de políticas educacionais e práticas pedagógicas que promovam uma educação ambiental mais eficaz e contextualizada, considerando as especificidades das escolas do campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Debora Carine Maziero Silva (debora.maziero@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-07-25T15:16:44Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Debora_Carine_Maziero_Silva.pdf: 4613900 bytes, checksum: 6f81f96564f17b7983640ffa6c9e4e7f (MD5) Produto_Debora_Guia_Pratico.pdf: 7983719 bytes, checksum: 49619e2e4abba15e544727891130473a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-07-25T17:48:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Debora_Carine_Maziero_Silva.pdf: 4613900 bytes, checksum: 6f81f96564f17b7983640ffa6c9e4e7f (MD5) Produto_Debora_Guia_Pratico.pdf: 7983719 bytes, checksum: 49619e2e4abba15e544727891130473a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-25T17:53:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Debora_Carine_Maziero_Silva.pdf: 4613900 bytes, checksum: 6f81f96564f17b7983640ffa6c9e4e7f (MD5) Produto_Debora_Guia_Pratico.pdf: 7983719 bytes, checksum: 49619e2e4abba15e544727891130473a (MD5) Previous issue date: 2024-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectGuia práticopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação ambiental em escolas do campo: percepções e práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION IN COUNTRY SCHOOLS: perceptions and pedagogical practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Debora_Carine_Maziero_Silva.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Debora_Guia_Pratico.pdf7,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.