Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Wildes Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535545057311324pt_BR
dc.creatorSousa, Diêgo Maciel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2788310902881962pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T11:38:00Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-06-27T11:38:00Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4586-
dc.description.abstractBased on the socio-history and legislation of public higher education in Brazil, this work aims to demonstrate the significant changes that this stage of education has been going through to the present day. Thus, its objective is to discuss general aspects about the organization of public higher education in Brazil. Education is the duty of the State and the family, as recommended by the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, in its article 205. Therefore, it is important to understand which aspects of guaranteeing this duty have in fact been ensured by the State, especially in education superior, which in our country, has a meritorious character. The work is composed of bibliographical research, which led us to the analysis of the data, which are based on the survey carried out for this specifically. It is understood, therefore, regarding higher education, that many advances have been made, but we still need to improve, especially with regard to the retention of students in higher education.pt_BR
dc.description.resumoTomando por base a sócio-história e a legislação da educação superior pública no Brasil, este trabalho visa demonstrar as significativas mudanças que essa etapa da educação vem passando até os dias atuais. Assim, seu objetivo é discutir aspectos gerais sobre a organização do ensino superior público no Brasil. A educação é dever do Estado e da família, conforme preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 205. Por isso, é importante entender que aspectos da garantia desse dever têm sido de fato assegurados pelo Estado, sobretudo na educação superior, que em nosso país, tem caráter meritório. O trabalho é composto de pesquisa bibliográfica, que nos levou à análise dos dados, os quais partem do levantamento realizado para essa finalidade. Compreende-se, portanto, no que diz respeito à educação superior, que muitos avanços foram estabelecidos, todavia ainda precisamos progredir, principalmente no que diz respeito à permanência dos estudantes no ensino superior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diêgo Maciel de Sousa (diego.maciel@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-06-27T00:12:09Z No. of bitstreams: 1 Artigo Final Pós em Educação e Trabalho Docente_EDUCAÇÃO_SUPERIOR_NO_BRASIL_LEGISLAÇÃO_E_ASPECTOS_SÓCIO_HISTÓRICOS.pdf: 1461894 bytes, checksum: cae13f1ab54719f5219fa046664ccb75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-06-27T11:22:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Final Pós em Educação e Trabalho Docente_EDUCAÇÃO_SUPERIOR_NO_BRASIL_LEGISLAÇÃO_E_ASPECTOS_SÓCIO_HISTÓRICOS.pdf: 1461894 bytes, checksum: cae13f1ab54719f5219fa046664ccb75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-27T11:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Final Pós em Educação e Trabalho Docente_EDUCAÇÃO_SUPERIOR_NO_BRASIL_LEGISLAÇÃO_E_ASPECTOS_SÓCIO_HISTÓRICOS.pdf: 1461894 bytes, checksum: cae13f1ab54719f5219fa046664ccb75 (MD5) Previous issue date: 2024-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NO BRASIL: LEGISLAÇÃO E ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Diêgo Maciel de Sousa.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.