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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: THE TEACHER TRAINING CURRICULUM: AN ANALYSIS OF COURSE PROJEXTS FOR A DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES
Autor(es): Morais, Paula Fernanda dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Segundo Orientador: Schütz, Jenerton Arlan
Resumo: Este artigo discute, do ponto de vista estrutural e político, o currículo da Licenciatura em Biologia Ciências em um campus do Instituto Federal de Goiás, localizado no interior do estado de Goiás. À luz de documentos teóricos de referência (nacionais e institucionais), pretende-se responder às seguintes questões: Como o currículo de formação de professores de biologia está organizado em uma IF? Que transformações ocorreram ao longo do tempo? Que perfil docente está sendo projetado no currículo do curso de Ciências Biológicas? Para isso, o general será destacada a organização de dois Projetos de Cursos Pedagógicos (PCPs) atuais, um de 2012 e o outro de 2017. Estes currículos, nos seus aspectos sociopolíticos, fazem parte de um círculo mais amplo de programas educacionais políticas promovidas nos últimos anos, amplamente alinhadas com a ideologia neoliberal. São construções que, desde vez em quando, baseiam-se em debates democráticos com a sociedade civil, escolas e organizações científicas, como foi o caso com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015. Além disso, nos PCPs analisados, há uma tentativa conciliar a formação específica em Biologia com a formação pedagógica. Contudo, a inclusão de uma ampla gama de competências e habilidades, bem como aspectos legais, em um período limitado de tempo podem levar a uma formação superficial que não aborda adequadamente as complexidades da prática docente.
Abstract: This article discusses, from a structural and political point of view, the curriculum of the Degree in Biological Sciences at a campus of the Federal Institute of Goiás, located in the interior of the state of Goiás. In the light of theoretical reference documents (national and institutional), the aim is to answer the following questions: How is the biology teacher training curriculum organized at a FI? What transformations have taken place over time? What teacher profile is being projected in the Biological Sciences degree curriculum? To this end, the general organization of two current Pedagogical Course Projects (PCPs) will be highlighted, one from 2012 and the other from 2017. These curricula, in their socio-political aspects, are part of a wider circle of educational policies promoted in recent years, broadly aligned with neoliberal ideology. These are constructions that, from time to time, are based on democratic debates with civil society, schools and scientific organizations, as was the case with the National Curriculum Guidelines of 2015. Furthermore, in the PCPs analyzed, there is an attempt to balance specific training in Biology with pedagogical training. However, the inclusion of a wide range of competences and skills, as well as legal aspects, in a limited period of time can lead to superficial training that does not adequately address the complexities of teaching practice.
Palavras-chave: Biology
Curriculum
Science teaching
Teacher training
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4585
Data do documento: 11-Jun-2024
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