Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.contributor.advisor2Schütz, Jenerton Arlan-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075418179655079pt_BR
dc.creatorMorais, Paula Fernanda dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368723535039072pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T11:05:00Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-06-27T11:05:00Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4585-
dc.description.abstractThis article discusses, from a structural and political point of view, the curriculum of the Degree in Biological Sciences at a campus of the Federal Institute of Goiás, located in the interior of the state of Goiás. In the light of theoretical reference documents (national and institutional), the aim is to answer the following questions: How is the biology teacher training curriculum organized at a FI? What transformations have taken place over time? What teacher profile is being projected in the Biological Sciences degree curriculum? To this end, the general organization of two current Pedagogical Course Projects (PCPs) will be highlighted, one from 2012 and the other from 2017. These curricula, in their socio-political aspects, are part of a wider circle of educational policies promoted in recent years, broadly aligned with neoliberal ideology. These are constructions that, from time to time, are based on democratic debates with civil society, schools and scientific organizations, as was the case with the National Curriculum Guidelines of 2015. Furthermore, in the PCPs analyzed, there is an attempt to balance specific training in Biology with pedagogical training. However, the inclusion of a wide range of competences and skills, as well as legal aspects, in a limited period of time can lead to superficial training that does not adequately address the complexities of teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute, do ponto de vista estrutural e político, o currículo da Licenciatura em Biologia Ciências em um campus do Instituto Federal de Goiás, localizado no interior do estado de Goiás. À luz de documentos teóricos de referência (nacionais e institucionais), pretende-se responder às seguintes questões: Como o currículo de formação de professores de biologia está organizado em uma IF? Que transformações ocorreram ao longo do tempo? Que perfil docente está sendo projetado no currículo do curso de Ciências Biológicas? Para isso, o general será destacada a organização de dois Projetos de Cursos Pedagógicos (PCPs) atuais, um de 2012 e o outro de 2017. Estes currículos, nos seus aspectos sociopolíticos, fazem parte de um círculo mais amplo de programas educacionais políticas promovidas nos últimos anos, amplamente alinhadas com a ideologia neoliberal. São construções que, desde vez em quando, baseiam-se em debates democráticos com a sociedade civil, escolas e organizações científicas, como foi o caso com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015. Além disso, nos PCPs analisados, há uma tentativa conciliar a formação específica em Biologia com a formação pedagógica. Contudo, a inclusão de uma ampla gama de competências e habilidades, bem como aspectos legais, em um período limitado de tempo podem levar a uma formação superficial que não aborda adequadamente as complexidades da prática docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Fernanda dos Santos Morais (2014103220510116@ifgoiano.edu.br) on 2024-06-11T23:30:42Z No. of bitstreams: 2 I2903114555.pdf: 393373 bytes, checksum: fd302744d647a984396d9e38e474a5ab (MD5) TCAE.pdf: 92619 bytes, checksum: 5f16020bc7896d4a9bd4c474812c1499 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada PAULA,Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguintemotivo:O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) nãocorresponde ao modelo adotado nas submissões do Repositório Institucional do IFGoiano. Esclarecemos que este documento é obrigatório nos trabalhos acadêmicossubmetidos no Repositório. A versão encaminhada não está em conformidade com adisponibilizada no RIIF Goiano; por este motivo, rejeitamos o arquivo para arealização de ajustes e adequação por parte do(s) autor(es).O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf.Para sanar dúvidas, recomendamos a leitura do tutorial “Comosubmeter o trabalho no RIIF Goiano”, disponível aqui: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdfOs(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalhoacadêmico e gerar um arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidascomprovações solicitadas de aprovação, contendo o TCAE, a Ata de defesa e oartigo científico. Podem ser enviados em arquivos separados, mas essesdocumentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada.Assim que a versão do TCAE autorizada estiver devidamenteassinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissãonão foi cancelada; você deverá entrar novamente na plataforma e seguir osprocedimentos solicitados.Recomendamos que, caso não seja possível coletar a assinaturado(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção"Termos", e coletar assinaturas eletrônicas.Você também pode esclarecer suas dúvidas assistindo a estetutorial, disponível aqui: [https://www.youtube.com/watch?v=l8h2mNilaMAAguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.Estamos à disposição.Atenciosamente, on 2024-06-12T01:39:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Fernanda dos Santos Morais (2014103220510116@ifgoiano.edu.br) on 2024-06-25T21:40:31Z No. of bitstreams: 3 I2903114555.pdf: 393373 bytes, checksum: fd302744d647a984396d9e38e474a5ab (MD5) TCAE01.pdf: 336321 bytes, checksum: 5c30dd8e731ccf125864fdb8c1a9c58c (MD5) Dispensa - Defesa TC - Paula Fernanda (2).pdf: 274262 bytes, checksum: 34853df00b001e38d2cfb17e4369bbad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-06-27T10:58:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 I2903114555.pdf: 393373 bytes, checksum: fd302744d647a984396d9e38e474a5ab (MD5) TCAE01.pdf: 336321 bytes, checksum: 5c30dd8e731ccf125864fdb8c1a9c58c (MD5) Dispensa - Defesa TC - Paula Fernanda (2).pdf: 274262 bytes, checksum: 34853df00b001e38d2cfb17e4369bbad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-27T11:05:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 I2903114555.pdf: 393373 bytes, checksum: fd302744d647a984396d9e38e474a5ab (MD5) TCAE01.pdf: 336321 bytes, checksum: 5c30dd8e731ccf125864fdb8c1a9c58c (MD5) Dispensa - Defesa TC - Paula Fernanda (2).pdf: 274262 bytes, checksum: 34853df00b001e38d2cfb17e4369bbad (MD5) Previous issue date: 2024-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleTHE TEACHER TRAINING CURRICULUM: AN ANALYSIS OF COURSE PROJEXTS FOR A DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Paula Fernanda dos Santos Morais.pdf384,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Paula Fernanda dos Santos Morais.pdf328,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Aprovação_ Paula Fernanda dos Santos Morais.pdf267,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.