Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4554
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TDAH NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA
metadata.dc.creator: Silva, Priscila Leão da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Raissa Cristina
metadata.dc.description.resumo: A inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na educação básica representa um desafio relevante no contexto educacional contemporâneo. Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar e analisar o que a literatura dos últimos dez anos traz sobre a inclusão de estudantes com TDAH na educação básica. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO e BDTD, utilizando os descritores TDAH AND educação básica AND inclusão, nos idiomas português, inglês e espanhol, entre 2013 e 2023. Os resultados da pesquisa destacam a importância da formação e capacitação de educadores, bem como da promoção de ambientes educacionais inclusivos que atendam às necessidades individuais dos estudantes com TDAH. A inclusão não beneficia apenas os alunos com TDAH, mas enriquece a experiência de aprendizado de todos os estudantes. Este estudo ressalta a relevância contínua da pesquisa nessa área e a necessidade de aprimorar as abordagens educacionais para atender às necessidades específicas dos alunos com TDAH, promovendo assim uma educação mais equitativa e inclusiva.
Abstract: The inclusion of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education represents a relevant challenge in the contemporary educational context. Thus, this study has the general objective of identifying and analyzing what the literature of the last ten years brings about the inclusion of students with ADHD in basic education. To this end, an integrative review was carried out in the LILACS, SciELO and BDTD databases, using the descriptors ADHD AND basic education AND inclusion, in Portuguese, English and Spanish, between 2013 and 2023. The research results highlight the importance of training and training educators, as well as promoting inclusive educational environments that meet the individual needs of students with ADHD. Inclusion not only benefits students with ADHD, it enriches the learning experience for all students. This study highlights the continued relevance of research in this area and the need to improve educational approaches to meet the specific needs of students with ADHD, thereby promoting a more equitable and inclusive education.
Keywords: Inclusão
TDAH
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4554
Issue Date: 22-May-2024
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Priscila Concluído.pdftcc_Priscila Leão1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.