Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4527
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ECOLOGIA NO CERRADO: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO EM CALDAS NOVAS
metadata.dc.creator: Vieira, Fernanda Pimenta Diniz
metadata.dc.contributor.advisor1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Daniel Valério
metadata.dc.contributor.referee3: Vigário, Ana Flávia
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como temática,o uso da Metodologia Ativa Híbrida de Rotação por Estações como estratégia para o ensino em Ecologia. Nele buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: “Como a abordagem de Rotação por Estações pode auxiliar o processo ensino-aprendizagem em Ecologia, voltada para a Preservação do Cerrado?”. Objetivamos estudar o processo de ensino-aprendizagem a partir do desenvolvimento de atividades pautadas no Ensino Híbrido, por meio da Rotação por Estações, no Ensino de Ecologia, com Estudantes da 1ª Série do Ensino Médio. Fizemos o uso de uma Pesquisa de Campo Descritiva, de cunho qualitativo, dividida em duas fases: a primeira, uma Pesquisa Bibliográfica e a segunda, a Pesquisa de Campo. A pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG). Os participantes foram 33 estudantes de uma turma da 1ª Série do Ensino Médio e 13 professores que ministravam aulas para essa turma. Esses estudantes contribuíram ainda com a avaliação das atividades da Rotação por Estações e da Aprendizagem de Ecologia. O E-book, intitulado “Uso da Rotação por Estações como Estratégia de Ensino em Ecologia”, foi desenvolvido e, posteriormente, avaliado pelos professores participantes. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, considerando as anotações da pesquisadora em seu Diário de Campo, ao longo de toda a pesquisa. Para tal, fizemos o uso de quadros e anotações de campo que foram sendo registradas para posterior análise, elaboração das unidades de sentido e categorização dos resultados. Acreditamos que o E-book possa auxiliar os professores na promoção de aulas alinhadas às Metodologias Ativas, possibilitando aos seus estudantes a construção de um aprendizado mais autônomo e motivador sobre Ecologia e sobre o Cerrado brasileiro. A pesquisa evidenciou a relevância da aplicação dessa metodologia, uma vez que a proposta despertou o interesse dos estudantes, favorecendo e estimulando o trabalho colaborativo e o pensamento crítico-reflexivo sobre educação ambiental, conhecimento e participação social ativa.
Abstract: This research is focuses on the use of the Hybrid Active Methodology of Station for Rotation as a teaching strategy to study about Ecology.It aimed to answer the following guiding question: “How would a Station for Rotation approach assist the process in Ecology learn, focusing in Brazilian Cerrado preservation?” We aimed to study the teaching-learning process through the development of activities based on Hybrid Teaching, using Station to Rotation, in Ecology Education, with students from the 1st year of High School. We conducted a qualitative and Descriptive Field Research, with two steps: the first, a Bibliographical Research, and the second, the Field Research. The research was conducted at a State School of the Military Police of Goiás (SSMPG). The participants were 33 students from a class of the 1st year of High School and 13 teachers who taught classes to them.These students also contributed to the evaluation of the Station to Rotation activities and Ecology learn. An e-book titled “The Use of Station for Rotation as a Teaching and Learning Strategy in Ecology” was developed and subsequently was evaluated by the participating teachers. The data were based on Bardin's Content Analysis, considering the researcher's notes in our Field Diary throughout that research. For this, we used tables, reflexive observation and data categorization. We believe that e-book can assist teachers in promoting classes aligned with Active Methodologies, enabling their students to build a more autonomous and motivating learning experience about Ecology and the Brazilian Cerrado. That research has shown the relevance of applying this methodology, as the proposal sparked the interest of our students, favoring and stimulating collaborative work and critical-reflexive thinking about environmental education and active social participation.
Keywords: Metodologias Ativas
Cerrado Brasileiro
Educação Ambiental
Ensino Híbrido
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4527
Issue Date: 6-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_Fernanda Pimenta Diniz Vieira .pdf3,88 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional_Fernanda Pimenta Diniz Vieira.pdf23,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.