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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O papel da Linguística Textual na produção de texto ao fim do Ensino Fundamental II
Other Titles: The role of Textual Linguistics in text production at the end of Elementary School II
metadata.dc.creator: Gonçalves, Claudinea dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Débora Astoni
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
metadata.dc.description.resumo: Os avanços tecnológicos, a evolução nos meios de comunicação, a pressa e a objetividade no diálogo fazem parte da sociedade atual e exercem constante influência nos mais diferentes âmbitos sociais, para esta pesquisa, tais influências têm dificultado o desenvolvimento dos alunos nas atividades de produção textual. Logo, a preocupação em desenvolver uma pesquisa que busque compreender e auxiliar a amenizar esse problema é o que justifica este estudo, tendo como objetivo geral investigar as dificuldades apresentadas na produção do texto dissertativo-argumentativo ao final do Ensino Fundamental, mas especificadamente dos alunos do 9º ano de uma escola da rede particular na cidade de Caldas Novas, Goiás. A pesquisa, em seus objetivos específicos buscou-se compreender os fenômenos que dificultam a produção de texto, ao mesmo tempo em que foram apresentados os fundamentos teóricos da Linguística Textual empregados em uma nova estratégia para ressignificar o ensino da produção textual. Buscou-se ainda, através da compilação dos resultados obtidos ao longo do processo de planejamento, aplicação e aprimoramento da estratégia, compilar esses elementos em uma sequência didática em formato de e-book. A pesquisa seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, com objetivos explicativos, descritivos e exploratórios, empregues após a submissão do projeto ao CEP do IF Goiano e das garantias éticas asseguradas por TECLE e TALE. O aporte teórico utilizado se baseia nas contribuições de Antunes (2003, 2009), Bakhtin (1995, 2010, 2011), Bentes (2006), Cagliari (2009), Coseriu (1980), Fávero (2003), Geraldi (1997, 2012), Halliday (1976), Koch (2004, 2014), Marcuschi (2005, 2012, 2008), dentre outros que revisitam a temática da pesquisa. Como resultado, constatou-se que a Linguística Textual em suas contribuições teóricas possa ajudar os alunos e professores do Ensino Fundamental de modo prático nas atividades de produção de texto. Além disso, percebeu-se que as dificuldades que envolvem a produção textual ao final do Ensino Fundamental II estão relacionadas à falta de domínio sobre as estruturas formais de um texto. A isso, pode-se acrescentar as diversas incumbências da professora, o que por vezes inviabiliza o atendimento individualizado e a construção de ações personalizadas. O Produto Educacional desenvolvido, intitulado Redação descomplicada: uma proposta didática para o ensino-aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo, apresenta uma sequência didática organizada de forma clara e objetiva e alinhada aos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este material poderá ressignificar as percepções dos estudantes acerca da produção textual, que assumirá um caráter mais significativo e dinâmico. Além disso, os profissionais da educação, ao contar com um material estruturado previamente, poderão otimizar seu tempo, aplicando-o em feedbacks e atendimentos aos estudantes.
Abstract: Technological advances, developments in the means of communication, haste and objectivity in dialogue are part of today's society and exert constant influence in the most different social spheres. For this research, such influences have hindered the development of students in text production activities. Therefore, the concern in developing research that seeks to understand and help alleviate this problem is what justifies this study, with the general objective of investigating the difficulties presented in the production of the dissertation-argumentative text at the end of Elementary School, but specifically of students in 9th year of a private school in the city of Caldas Novas, Goiás. The research, in its specific objectives, sought to understand the phenomena that hinder text production, while the theoretical foundations of Text Linguistics used were presented in a new strategy to give new meaning to the teaching of textual production. We also sought, by compiling the results obtained throughout the process of planning, applying and improving the strategy, to compile these elements into a didactic sequence in e-book format. The research followed a qualitative methodology, with explanatory, descriptive and exploratory objectives, employed after submitting the project to the CEP of IF Goiano and the ethical guarantees ensured by TECLE and TALE. The theoretical support used is based on the contributions of Antunes (2003, 2009), Bakhtin (1995, 2010, 2011), Bentes (2006), Cagliari (2009), Coseriu (1980), Fávero (2003), Geraldi (1997, 2012), Halliday (1976), Koch (2004, 2014), Marcuschi (2005, 2012, 2008), among others who revisit the research theme. As a result, it was found that Text Linguistics in its theoretical contributions can help elementary school students and teachers in a practical way in text production activities. Furthermore, it should be noted that the difficulties involved in textual production at the end of Elementary School II are related to the lack of mastery over the formal structures of a text. To this, we can add the teacher's diverse responsibilities, which sometimes makes individualized care and the construction of personalized actions unfeasible. The Educational Product developed, entitled Uncomplicated writing: a didactic proposal for the teaching-learning of the dissertation-argumentative text, presents a didactic sequence organized in a clear and objective way and aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). This material will be able to give new meaning to students' perceptions of textual production, which will take on a more meaningful and dynamic character. Furthermore, education professionals, by having previously structured material, will be able to improve their time, applying it to providing feedback and providing assistance to students.
Keywords: Linguística textual
Produção de texto
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4436
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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