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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação CTS - uma contribuição para a promoção do letramento científico no ensino de Física
metadata.dc.creator: Costa, Gustavo Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sobrinho, Marcos Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee3: Gauche, Ricardo
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Física no Brasil tem sido baseado na mera transmissão/memorização de conteúdos, descontextualizado e que nem sempre faz sentido para os alunos. As dificuldades de aprendizagem dessa disciplina e a necessidade de o aluno ocupar a posição central do processo de ensino requerem novas práticas pedagógicas, sendo observada também a importância de uma educação para o exercício da cidadania que essa área do conhecimento pode proporcionar em termos de formação. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma proposta envolvendo relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) para buscarmos verificar se seria possível trabalhar o letramento científico (LC) com 16 estudantes da 3ª série de uma escola estadual no interior de Goiás, engajando-os na tomada de decisões quanto à educação para o trânsito. As atividades foram apresentadas em uma sequência didática (SD) e houve o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário e observação da participação dos alunos, analisando os dados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Assim, buscamos contribuir com professores e alunos por meio de uma proposta de ação centrada na aprendizagem de Física na Educação Básica. Os alunos relacionaram diversos conceitos em Física Básica que seriam necessários ao entendimento e prevenção de acidentes no trânsito e desenvolveram propostas para minimizar acidentes comuns, elaboraram mensagens de orientação e conscientização sobre as leis de trânsito e propuseram reflexões sobre o papel de cada um. Podemos considerar, com os resultados desta pesquisa, que a ação proposta pôde contribuir para o letramento científico dos alunos, a partir de uma aprendizagem contextualizada que os levou, por meio de uma tomada de decisão coletiva, a se comportarem como cidadãos responsáveis, capazes de compreender a importância social do conhecimento científico e tecnológico para a amenização de infrações e acidentes de trânsito.
Abstract: The teaching of Physics in Brazil has been based on the mere transmission/memorization of content, decontextualized and that does not always make sense to students. The learning difficulties of this discipline and the need for the student to occupy the central position of the teaching process require new pedagogical practices, and the importance of education for the exercise of citizenship that this area of knowledge can provide in terms of training is also observed. From this perspective, a proposal involving science-technology-society (STS) relations was developed to verify if it would be possible to work on scientific literacy (CL) with 16 3rd grade students from a state school in the interior of Goiás, engaging them in decision-making regarding traffic education. The activities were presented in a didactic sequence (DS) and there was the development of a qualitative research, with the application of a questionnaire and observation of the participation of the students. The students related several concepts in Basic Physics that would be necessary to understand and prevent traffic accidents and developed proposals to minimize common accidents, elaborated messages of guidance and awareness about traffic laws and proposed reflections on the role of each one. We may consider, with the results of this research, that the proposed action could contribute to the scientific literacy of the students, based on a contextualized learning that led them, through collective decision-making, to behave as responsible citizens, capable of understanding the social importance of scientific and technological knowledge for the mitigation of traffic violations and accidents.
Keywords: Letramento científico
CTS
Sequência didática
Educação para o trânsito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4425
Issue Date: 8-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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