Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4311
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PUBLICIDADE E O CINEMA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO PRODUCT PLACEMENT NO CINEMA BRASILEIRO ENTRE 1976 – 2019
Autor(es): Pereira, Rafael Bernardes
Primeiro Orientador: Cardoso Sobrinho, Carlos Antônio
Resumo: No contexto atual, diversas mudanças ocorrem no modo como a mídia é consumida pelo público, streamings, aluguel digital e bloqueadores de conteúdo tem afastado o consumidor do modo clássico de publicidade televisiva, o intervalo comercial, no entanto, o Product Placement, uma ferramenta publicitária de inserção de marcas e produtos dentro do produto midiático sem ser incômodo, pode ser uma solução para o problema de dispersão da audiência, porém é subutilizado no país. O presente trabalho tem como objetivo descobrir como e se houve evolução do Product Placement no cinema brasileiro entre os anos de 1976 e 2019, dividindo o trabalho em duas fases, a primeira uma pesquisa bibliográfica, para entender o que é o Product Placement e como é utilizado, a segunda parte, um estudo descritivo, analisando as franquias de diferentes períodos do cinema brasileiro, sendo elas, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976 e 2017), Tropa de Elite (2007 e 2010) e Minha Mãe é Uma Peça (2013, 2016 e 2019), a fim de criar uma linha temporal da evolução da ferramenta e por fim comparar de forma quantitativa se houve o aumento do uso de Product Placement e quais categorias mais aumentaram. Ao analisar as franquias de forma interna e comparar as franquias, descobriu-se que houve um aumento no número de inserções, mesmo quando o filme é o primeiro de uma franquia em potencial, também observou-se que o gênero pode ser um fator determinante para qual tipo de inserção será utilizado no filme.
Abstract: In the current context, several changes occur in the way media is consumed by the public, streaming, digital rental and content blockers have kept away consumers from the classic mode of television advertising, the commercial break, however, Product Placement, an advertising tool of inserting brands and products within the media without being inconvenient, can be a solution to the problem of audience dispersion, but it is underused in the country. The present work aims to discover how and if there was an evolution of Product Placement in Brazilian cinema between the years 1976 and 2019, dividing the work into two phases, the first, a bibliographical research to understand what Product Placement is and how it is used. In the second part, a descriptive study, analyzing franchises from different periods of Brazilian cinema, the ones used were, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976 and 2017), Tropa de Elite (2007 and 2010) and Minha Mãe é Uma Peça (2013, 2016 and 2019), in order to create a timeline of the evolution of the tool, for last, compare quantitatively whether there was an increase in the use of Product Placement and which categories increased the most. When analyzing the franchises internally and compare the franchises, it was discovered that there was an increase in the number of insertions, even when the film is the first in a potential franchise, it was also observed- It is clear that film genre can be a determining factor for which type of insertion will be used in the film.
Palavras-chave: Publicidade
Product Placement
Cinema Brasileiro
Evolução
Marketing
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4311
Data do documento: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Publicidade e Cinema - Uma Análise da Evolução do Product Placement no Cinema Brasileiro entre 1976 - 2019.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.