Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardo, Mirelle Amaral de São-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487117671763782pt_BR
dc.contributor.referee1Noll, Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709020347400351pt_BR
dc.contributor.referee2Ávila, Eloisa Aparecida da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616991366923433pt_BR
dc.creatorMatias, André da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709287040525033pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T21:03:49Z-
dc.date.available2024-02-21T21:03:49Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4259-
dc.description.abstractKnowledge related to basic education mathematics content is fundamental in many undergraduate courses, and its lack can harm the student's performance in these courses and even cause them to drop out. This study aims to analyze the contents influencing mathematics subjects in basic education on the academic performance of students enrolled in the Differential and Integral Calculus subject, included in the Bachelor's degree in Agronomy at IF Goiano, Ceres Campus, Goiás State (GO), Brazil. This research is an interventionist case study with bibliographical research as a support instrument, which allows the theoretical foundation construction, alternating the concepts that involve Professional and Technological Education (EPT, Brazilian acronym) and school performance. This research made it possible to collect information regarding the course in question by applying a questionnaire to students and teachers, whose data were analyzed. This research was split into three stages, namely, the Systematic Literature Review (SLR), the case study, and the educational product development. The PICo strategy was used to formulate the research question in the SLR, which guided the keyword identifying, thus allowing the search to be carried out on the Eric, Scopus, and Web of Science platforms, for a period of ten years (2013-2022), resulting in 472 initial texts. In the case study, the target audience was the first-year class of the Bachelor's degree in Agronomy at IF Goiano, Ceres Campus. It was important to know the students' situation regarding the appropriation of mathematical content in basic education under the perspective of students and teachers in the area of exact sciences in that course. After viii being prepared and validated, questionnaires with open and closed questions were applied to students and teachers by digital platforms. Later, a pilot course was developed and delivered via an online platform. The analysis of the data resulting from the research questionnaires at the end of the pilot course and the SLR information was carried out through data triangulation, resulting in the educational product preparation, which is an online course within the scope of Massive Open Online Course (MOOC), open modality, offered in virtual environments, without tutoring. This course will enable students to improve their basic mathematics knowledge, aiming to collaborate with the academic performance of students on the Bachelor's degree in Agronomy at IF Goiano, Campus Ceres, and other institutions.pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento relacionado aos conteúdos de matemática do ensino básico é fundamental em muitos cursos de graduação, e sua falta pode prejudicar o desempenho do aluno nesses cursos e, até mesmo, sua evasão. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência dos conteúdos das disciplinas de matemática do ensino básico no desempenho acadêmico dos estudantes matriculados na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, inserida no curso de Bacharelado em Agronomia do IF Goiano – Campus Ceres. A pesquisa é um estudo de caso intervencionista e, como instrumento de apoio, temos a pesquisa bibliográfica, que possibilita a construção da fundamentação teórica, permeando os conceitos que envolvem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o desempenho escolar. A pesquisa possibilitou o levantamento de informações a respeito do curso pesquisado e, por meio do questionário aplicado junto aos alunos e professores do curso citado, foram analisados os dados referentes aos participantes desta pesquisa. A pesquisa foi dividida em três etapas: a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), o estudo de caso e a elaboração do produto educacional. Na RSL, foi utilizada a estratégia PICo para formular a pergunta de pesquisa, a qual norteou a identificação das palavras-chave, permitindo, assim, partir para a busca nas plataformas Eric, Scopus e Web of Science, por um período de dez anos (2013-2022), o que totalizou 472 textos iniciais. Foram encontrados 94 textos duplicados e identificados aqueles que mostraram relevância com os objetivos deste estudo, com o auxílio da plataforma Rayyan, o que resultou na seleção de 11 artigos. No estudo de caso, o público-alvo foi a turma do primeiro ano do curso de vi Bacharelado em Agronomia do IF Goiano – Campus Ceres. Procuramos conhecer a situação dos alunos no que concerne aos conhecimentos dos conteúdos de matemática do ensino básico, na visão dos próprios alunos e dos professores das disciplinas da área de exatas do curso citado. Esse trabalho foi feito por meio de questionários, com questões abertas e fechadas para os alunos e professores, os quais, após serem elaborados e validados, foram aplicados utilizando plataformas digitais. Na sequência, foram feitas a elaboração e a aplicação de um curso piloto, utilizando plataforma on-line. Já de posse dos dados obtidos através dos questionários com os alunos e professores, dos dados obtidos com a pesquisa no final do curso piloto e com as informações obtidas na RSL, foi feita uma análise por meio da triangulação dos dados, resultando, assim, na elaboração de um produto educacional, que é um curso on-line, na modalidade MOOC (Massive Open Online Course), curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais, sem tutoria. Este curso possibilitará aos alunos melhorar seus conhecimentos básicos em matemática, visando a colaborar com o desempenho escolar dos alunos do curso de Bacharelado em Agronomia do IF Goiano - Campus Ceres e de outras instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André da Silva Matias (andre.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-21T20:21:55Z No. of bitstreams: 2 Pronto_19.02.2024.pdf: 3355444 bytes, checksum: b8aa017b630b26a2280521fd74238656 (MD5) Termo de ciência e autorização - Dissertação.pdf: 605830 bytes, checksum: 87f6b29290b108c249be971c21aea366 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-21T20:58:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Pronto_19.02.2024.pdf: 3355444 bytes, checksum: b8aa017b630b26a2280521fd74238656 (MD5) Termo de ciência e autorização - Dissertação.pdf: 605830 bytes, checksum: 87f6b29290b108c249be971c21aea366 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-21T21:03:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Pronto_19.02.2024.pdf: 3355444 bytes, checksum: b8aa017b630b26a2280521fd74238656 (MD5) Termo de ciência e autorização - Dissertação.pdf: 605830 bytes, checksum: 87f6b29290b108c249be971c21aea366 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento básico em matemáticapt_BR
dc.subjectCursos MOOCpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleIMPACTO DOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UM ESTUDO NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA NO IF GOIANO – CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons