Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira Júnior, Cleon Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2106704642081867pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Thamer Horbylon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782156026516535pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Luciana Recart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5413977629183306pt_BR
dc.creatorMorais, Blenda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935318257015270pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T00:15:59Z-
dc.date.available2024-03-01-
dc.date.available2024-02-19T00:15:59Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4247-
dc.description.abstractIn this work, the objective was to create an educational game in the ”infinity run” style with a strong national identity to highlight the importance of the cerrado. Initially, a Game Design Document (GDD) was created that details the essential elements of the game. Then, construction of the game and version testing began, including cultural elements from the cerrado in the story. The game presents a narrative about a boy who accidentally collides with a jaguar and ends up being chased by it through the savannah. The game environment is typical of the biome, with twisted trees, among other elements, and includes obstacles such as boards and logs that slow the player, bringing them closer to the jaguar. There are also some cashews that increase speed. The main purpose of the game is to enhance national culture, providing an educational approach by incorporating elements related to the Goi´as cerrado. Through the game, players learn about the Goi´as cerrado through informative cardspt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, o objetivo foi criar um jogo educativo no estilo ”infinity run” com uma forte identidade nacional para destacar a importância do cerrado. Inicialmente, elaborou-se um Game Design Document (GDD) que detalha os elementos essenciais do jogo. Em seguida, deu-se início a construção do jogo e os testes de versões, incluindo elementos culturais do cerrado na história. O jogo apresenta uma narrativa sobre um menino que colide acidentalmente com uma onça e acaba sendo perseguido por ela pelo cerrado. O ambiente do jogo e típico do bioma, com árvores retorcidas, entre outros elementos, e inclui obstáculos como tabuas e troncos que diminuem a velocidade do jogador, aproximando-o da onça. Também ha uns cajus que aumentam a velocidade. O principal proposito do jogo e valorizar a cultura nacional, proporcionando uma abordagem educativa ao incorporar elementos relacionados ao cerrado goiano. Através do jogo, as pessoas jogadoras aprendem sobre o cerrado goiano por meio de cards informativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Blenda Gabrielly Souza Morais (blenda.gabrielly@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-08T22:17:35Z No. of bitstreams: 1 Blenda morais (8).pdf: 142350 bytes, checksum: 04b8d903f0be522e131f2075ca2a3d03 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. on 2024-02-09T15:39:17Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Blenda Blenda (blenda.gabrielly@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-09T15:52:10Z No. of bitstreams: 1 TCC_IFGOIANO_GAME (4).pdf: 3028906 bytes, checksum: 29952d9d82a1e2f5cb4a43e96b151b1c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada BLENDA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-02-09T16:14:00Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Blenda Blenda (blenda.gabrielly@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-18T14:54:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_IFGOIANO_GAME__Versão_final_.pdf: 3470222 bytes, checksum: a43c106671e25b9f577760d7b5207d84 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-19T00:08:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_IFGOIANO_GAME__Versão_final_.pdf: 3470222 bytes, checksum: a43c106671e25b9f577760d7b5207d84 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-19T00:15:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_IFGOIANO_GAME__Versão_final_.pdf: 3470222 bytes, checksum: a43c106671e25b9f577760d7b5207d84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-19T00:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_IFGOIANO_GAME__Versão_final_.pdf: 3470222 bytes, checksum: a43c106671e25b9f577760d7b5207d84 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAGNELLI, F. Identidade nacional em games brasileiros. S˜ao Paulo, 2019. Citado 2 vezes nas p´aginas 3 e 5. ALMEIDA, F. S.; OLIVEIRA, P. B. de; REIS, D. A. dos. A importˆancia dos jogos did´aticos no processo de ensino aprendizagem: Revis˜ao integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e41210414309–e41210414309, 2021. Citado na p´agina 3. ARANHA, G. O processo de consolida¸c˜ao dos jogos eletrˆonicos como instrumento de comunica¸c˜ao e de constru¸c˜ao de conhecimento. Ciˆencias & cogni¸c˜ao, Instituto de Ciˆencias Cognitivas, v. 3, p. 21–62, 2004. Citado na p´agina 5. BARBOZA, E.; SILVA, A. A evolu¸c˜ao tecnol´ogica dos jogos eletrˆonicos: do videogame para o newsgame. 5º Simp´osio Internacional de Ciberjornalismo, p. 1–16, 2014. Citado 2 vezes nas p´aginas 1 e 4. BASTOS, M.; DUTRA, C. ” lampiao: a carreira”: uma parte da hist´oria do sertao e do rei do canga¸co revivida em um jogo de corrida infinita”. Anais do XIX Simp´osio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital-SBGames, Recipe/PE, Brasil, p. 500–503, 2020. Citado na p´agina 8. BATISTA, D. A.; DIAS, C. L. O processo de ensino e de aprendizagem atrav´es dos jogos educativos no ensino fundamental. In: Colloquium humanarum. [S.l.: s.n.], 2012. v. 9, p. 975–982. Citado na p´agina 5. BATISTA, M. d. L. S. et al. Um estudo sobre a hist´oria dos jogos eletrˆonicos. Revista Eletrˆonica da Faculdade Metodista Granbery-http://re. granbery. edu. br-ISSN, p. 0377, 2018. Citado na p´agina 4. BOLSON, S. H. O cerrado nas metas brasileiras do acordo de paris: a omiss˜ao do estado brasileiro com o desmatamento na cumeeira da am´erica do sul. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, v. 4, n. 1, p. 112–131, 2018. Citado na p´agina 3. CAMARA, B. B. A. ˆ Motiva¸c˜ao e games: o uso do jogo Angry Birds com estudantes para o ensino de f´ısica. Disserta¸c˜ao (Mestrado) — Universidade Federal de Pernambuco, 2014. Citado na p´agina 1. COSTA, A. H. d. Um olhar geogr´afico sobre o cerrado e os perigos de sua degrada¸c˜ao. Pontif´ıcia Universidade Cat´olica de Goi´as, 2020. Citado na p´agina 2. COSTA, L. D. O que os jogos de entretenimento tˆem que os jogos educativos n˜ao tˆem. In: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. [S.l.: s.n.], 2009. p. 8–10. Citado na p´agina 1. CUSTODIO, J. A. L. Atari 2600: A sodoma & gomorra dos videogames. 2016. Citado na ´ p´agina 4. FELIPE, D. et al. O quinze: Jogo digital baseado na obra homˆonima de rachel de queiroz. In: . [S.l.: s.n.], 2018. Citado na p´agina 7. GON ¸CALVES, F. d. A. O perfil hist´orico dos videogames. 004, 2010. Citado na p´agina 4. Referˆencias 19 KASSAOKA, S. et al. Papel ecol´ogico das aves no bioma cerrado com ˆenfase na poliniza¸c˜ao e dispers˜ao. Instituto Federal Goiano, 2021. Citado na p´agina 2. KISHIMOTO, A. Inteligˆencia artificial em jogos eletrˆonicos. Academic research about Artificial Intelligence for games, 2004. Citado 2 vezes nas p´aginas 1 e 4. LEAL, P. C. B. Tecnologias computacionais e ensino de geografia: Aplica¸c˜ao do simcity como ferramenta para estudo e planejamento do uso e ocupa¸c˜ao do solo em uma cidade. 2009. Citado na p´agina 1. LEMES, J. A.; JUNIOR, J. F. de M.; PEIXOTO, J. de C. Justicia l. do cerrado goiano: ´ distribui¸c˜ao e ocorrˆencia de esp´ecies (1839–2016). Anais SNCMA, v. 8, n. 1, 2017. Citado na p´agina 2. MACHADO, R. B. Estimativa de perda da ´area do cerrado brasileiro. 2016. Citado na p´agina 3. MAURANO, L. E. P.; ALMEIDA, C. d.; MEIRA, M. B. Monitoramento do desmatamento do cerrado brasileiro por sat´elite prodes cerrado. Simp´osio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, v. 19, p. 191–194, 2019. Citado 2 vezes nas p´aginas 2 e 3. MENDON ¸CA, R. d. S. Jogos eletrˆonicos como meio de produ¸c˜ao de conhecimento. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Citado na p´agina 5. MOITA, F. et al. Angry birds como contexto digital educativo para ensino e aprendizagem de conceitos matem´aticos: relato de um projeto. SBC–Proceedings of SBGames, p. 121, 2013. Citado na p´agina 1. OLIVEIRA, K. K. de S. et al. C´ıcero history runner: uma gamifica¸c˜ao da hist´oria do padre c´ıcero. p. 932–935, 2018. Citado na p´agina 6. OLIVEIRA, M. P. de; FILHO, A. C. da M. Folk-game: Como a cultura popular pode ser adaptada para os jogos eletrˆonicos de computador–o caso de “never alone”. Revista Internacional de Folkcomunica¸c˜ao, v. 15, n. 35, p. 87–103, 2018. Citado na p´agina 5. PAIVA, C. A.; TORI, R. Jogos digitais no ensino: processos cognitivos, benef´ıcios e desafios. XVI Simp´osio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1–4, 2017. Citado na p´agina 1. PAPARELLI, A.; HENKES, J. A. Devasta¸c˜ao da cobertura vegetal nativa no bioma cerrado do distrito federal caracterizando a extin¸c˜ao de esp´ecies da flora. Revista Gest˜ao & Sustentabilidade Ambiental, v. 1, n. 2, p. 241–256, 2012. Citado na p´agina 3. PAPASTERGIOU, M. Digital game-based learning in high school computer science education: Impact on educational effectiveness and student motivation. Computers & education, Elsevier, v. 52, n. 1, p. 1–12, 2009. Citado na p´agina 1. PARREIRAS, E. et al. Enem runner: um jogo de corrida infinita acess´ıvel a deficientes visuais. In: SBC. Anais Estendidos do XXI Simp´osio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. [S.l.], 2022. p. 1445–1449. Citado na p´agina 7. PEREIRA, I. M.; CONEGLIAN, A. Situa¸c˜ao e perspectivas da conserva¸c˜ao do cerrado em 2019. Revista Agrotecnologia, v. 11, n. 1, 2020. Citado na p´agina 2. Referˆencias 20 PETRI, G.; WANGENHEIM, C. Gresse von; BORGATTO, A. Meega+: Um modelo para a avalia¸c˜ao de jogos educacionais para o ensino de computa¸c˜ao. Revista Brasileira de Inform´atica na Educa¸c˜ao, v. 27, p. 52, 01 2020. Citado na p´agina 17. PINTO, A. F. et al. O potencial do jogo angry birds para o ensino de f´ısica. 2020. Citado na p´agina 1. PRIETO, D. T.; NESTERIUK, S. Indie games br: estado da arte das pesquisas sobre jogos independentes no brasil. In: SBC. Anais Estendidos do XX Simp´osio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. [S.l.], 2021. p. 745–754. Citado 2 vezes nas p´aginas 3 e 6. RAMALHO, J. E.; SIMAO, F.; PAULO, A. B. D. Aprendizagem por meio de jogos ˜ digitais: um estudo de caso do jogo animal crossing. Ensaios Pedag´ogicos-Revista Eletrˆonica Do Curso de Pedagogia Das Faculdades OPET, 2014. Citado na p´agina 6. RICCI, K. E.; SALAS, E.; CANNON-BOWERS, J. A. Do computer-based games facilitate knowledge acquisition and retention? Military psychology, Taylor & Francis, v. 8, n. 4, p. 295–307, 1996. Citado na p´agina 1. RODRIGUES, C. R. M. B. Rela¸c˜ao das interfaces com o”flow”dos jogadores em RPGs eletrˆonicos de mundo aberto. Tese (Doutorado) — PUC-Rio, 2019. Citado na p´agina 6. SOUSA, I. M. d. Combinando os estilos de jogos quiz game e corrida infinita para ensinar e conscientizar os jogadores sobre o aedes aegypti e suas doen¸cas com uso do jogo s´erio. 2021. Citado na p´agina 6. SOUZA, C. R. da S.; MONEGO, E. T.; SANTIAGO, R. d. A. C. Conhecimentos tradicionais quilombolas, uso e caracteriza¸c˜ao da biodiversidade do cerrado goiano. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38383–38393, 2020. Citado na p´agina 3pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBioma Cerradopt_BR
dc.subjectInfinity runpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA DISSEMINAÇAO DO CERRADOpt_BR
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL GAME FOR THE DISSEMINATION OF THE CERRADOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Blenda Gabrielly Souza Morais.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.