Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fraga, Elio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8494700754707446pt_BR
dc.contributor.referee1Stecanella, Priscilla-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578463733869836pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8541856628123885pt_BR
dc.creatorSilva, Isabella; Souza, Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813054408008444pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T00:55:05Z-
dc.date.available2024-02-09-
dc.date.available2024-02-15T00:55:05Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4224-
dc.description.abstractDue to the growing expansion of the energy market, especially in the solar energy segment, it became necessary to implement a regulatory framework that provided legal certainty for the sector. Previously, regulation was based on Normative Resolution 482/2012, which did not offer the necessary legal stability. In light of this context, the National Congress enacted Law No. 14,300/2022, in collaboration with ANEEL, with the purpose of regulating the sector and introducing several modifications to the photovoltaic market. With the enactment of the law, questions arose about the feasibility of installing new photovoltaic plants from 2023, as the legislation imposes a fee on the energy injected into the utility's grid. This study aims to address the changes grounded in legislation regarding energy compensation, highlighting how the values can be calculated. In this study, a quantitative methodological approach was employed, encompassing data collection, analysis, interpretation, and discussion. Field research was conducted with eight companies, which responded to a questionnaire outlining their expectations regarding the market after the law's implementation. To evaluate economic and financial viability, it becomes imperative to conduct a study on potential investments, as it is necessary to establish a minimum appeal rate for the business. This rate represents the minimum required return for the investment project. In the scope of this study, the adopted minimum rate was the Special System for Settlement and Custody (SELIC) rate, currently set at 12.25% by the Monetary Policy Committee (COPOM). Viability is confirmed when the internal rate of return exceeds the selected appeal rate. To analyze economic and financial viability, three cases A, B, and C were examined with local self-consumption of 1,600, 8,300, and 16,600 kWh/month, respectively. For the studied cases, it was found that the payback period is slightly longer, the project's Internal Rate of Return (IRR) is lower than the Minimum Attractive Rate (MAR) when the project value is low, case A. However, this same rate is higher for higher-cost projects, which applies to cases B and C. Given the indicators presented, it is observed that projects B and C should be accepted for demonstrating positive returns. However, even with a negative return, project A may be accepted due to its social, economic, and environmental benefits.pt_BR
dc.description.resumoDevido à crescente expansão do mercado energético, especialmente no segmento de energia solar, tornou-se necessária a implementação de um contexto regulatório que proporcionasse segurança jurídica para o setor. Anteriormente, a regulação estava fundamentada na Resolução Normativa 482/2012 que não oferecia a devida estabilidade jurídica. Diante desse contexto, o Congresso Nacional promulgou a Lei nº 14.300/2022, em colaboração com a ANEEL, com o propósito de regulamentar o setor, introduzindo diversas modificações no mercado fotovoltaico. Com a promulgação da lei, surgiram questionamentos sobre a viabilidade da instalação de novas usinas fotovoltaicas a partir de 2023, uma vez que a legislação impõe uma taxa sobre a energia injetada na rede da concessionária. O presente estudo visa abordar as alterações fundamentadas na legislação no que diz respeito à compensação de energia, destacando a maneira como os valores podem ser calculados. Neste estudo, empregou-se uma abordagem metodológica quantitativa que abarcou a coleta, análise, interpretação e discussão de dados. A pesquisa de campo foi conduzida junto a oito empresas, as quais responderam a um formulário delineando suas expectativas em relação ao mercado após a implementação da lei. A fim de avaliar a viabilidade econômico-financeira, torna-se imperativo conduzir um estudo sobre os potenciais investimentos, uma vez que é necessário estabelecer uma taxa mínima de atratividade para o negócio. Essa taxa representa o retorno mínimo exigido para o projeto de investimento. No escopo deste estudo, a taxa mínima adotada foi a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), estabelecida atualmente em 12,25% pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). A comprovação da viabilidade ocorre quando a taxa interna de retorno é superior à taxa de atratividade selecionada. Para analisar a viabilidade econômica-financeira, foram analisados 3 casos A, B e C com autoconsumo local de 1.600, 8.300 e 16.600 kWh/mês respectivamente. Para os casos estudados, constatou-se que o tempo de recuperação do capital é ligeiramente mais longo, a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto é um menor que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) quando o valor do projeto é baixo, o caso A, porém, essa mesma taxa é maior para os projetos de custo mais elevado, tal observação se aplica para os casos B e C. De ante dos indicativos apresentados, constata-se que os projetos B e C devem ser aceitos por demonstrar retorno positivo, porém, o projeto A mesmo tendo retorno negativo, poderá ser aceito devido ao seu benefício social, econômico e ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isabella Victória Barbosa Silva (isabella.victoria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-10T02:21:37Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - FINALIZADO - ISABELLA E PAULO MIGUEL (1).pdf: 2507816 bytes, checksum: 7610f4df5479878cbc0aa62489c798a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T00:51:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - FINALIZADO - ISABELLA E PAULO MIGUEL (1).pdf: 2507816 bytes, checksum: 7610f4df5479878cbc0aa62489c798a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T00:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - FINALIZADO - ISABELLA E PAULO MIGUEL (1).pdf: 2507816 bytes, checksum: 7610f4df5479878cbc0aa62489c798a4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnergia Solarpt_BR
dc.subjectRegulação Setorialpt_BR
dc.subjectViabilidade Econômicapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::GERACAO DA ENERGIA ELETRICApt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::TRANSMISSAO DA ENERGIA ELETRICA, DISTRIBUICAO DA ENERGIA ELETRICApt_BR
dc.titleESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA-FINANCEIRA DOS IMPACTOS DA LEI Nº14.300/2022 NO MERCADO DE MINI E MICRO GERAÇÃO DISTRIBUÍDApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Isabella Victória Barbosa Silva e Paulo Miguel de Faria Souza.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.