Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4218
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS QUE VIVENCIARAM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Autor(es): Borges, Raquel
Primeiro Orientador: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
Primeiro Membro da Banca: Lima, Michelle
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: Este documento apresenta os resultados de uma pesquisa em educação realizada no município de Morrinhos – GO. O objetivo da pesquisa foi Investigar como se deu o processo de alfabetização de crianças que iniciaram o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19 por meio do ensino remoto, destacando quais habilidades do processo de alfabetização estão presentes, considerando as indicações da BNCC (Brasil, 2018). Partimos do pressuposto de que o ensino remoto foi um desafio no processo de alfabetização de crianças que iniciaram o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, a referida pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A coleta de informações teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do IF Goiano. A população participante foi constituída de 3 professores, 45 pais/responsáveis e 45 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, das escolas: Escola Municipal Dom Bosco; Escola Municipal Professor Humberto Jacinto Pereira; e Escola Municipal Professora Mary do Carmo, localizadas no município de Morrinhos, GO. O corpus de análise foi obtido das informações coletadas por meio de questionário preenchido pelos estudantes e seus pais/responsáveis, das entrevistas com os professores e da avaliação diagnóstica de aprendizagem realizada com os estudantes. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Magda Soares (2016) e os pressupostos da BNCC sobre a alfabetização. Ao final desta pesquisa, constatamos um índice, considerável, de crianças que cursam o 4º ano do ensino fundamental (em 2023) e apresentam baixo desempenho nas habilidades de escrita e leitura, norteando-se pela concepção de alfabetização contida na BNCC (Brasil, 2018), o que sugere a necessidade de se pensar em futuros estudos sobre esta temática, os quais envolvem temas como a preparação de professores alfabetizadores na compreensão sobre os impactos da pandemia na alfabetização, e quais estratégias podem ser eficientes na reparação desses impactos; a necessidade de reflexões sobre a estrutura curricular do ensino escolar, considerando os desníveis de aprendizagem nos quais estudantes de uma mesma série/idade se encontram atualmente; e o planejamento de políticas públicas que visem diminuir as desigualdades em educação escancaradas durante a pandemia da Covid-19, dando às crianças equidade e qualidade social na oferta da educação escolar, durante, e após, a fase de alfabetização.
Abstract: This document presents the results of an education research carried out in the municipality of Morrinhos – GO. The objective of the research was to investigate how the literacy process occurred in children who started elementary school during the Covid-19 pandemic through remote teaching, highlighting which skills in the literacy process are present, considering the indications from BNCC (Brazil , 2018). We assume that remote teaching was a challenge in the literacy process for children who started primary school during the Covid-19 pandemic. To this end, this research is qualitative in nature, involving bibliographical research and field research. Information collection began after approval by the IF Goiano Research Ethics Committee. The participating population consisted of 3 teachers, 45 parents/guardians and 45 students in the 4th year of elementary school, from the following schools: Escola Municipal Dom Bosco; Professor Humberto Jacinto Pereira Municipal School; and Escola Municipal Professora Mary do Carmo, located in the municipality of Morrinhos, GO. The corpus of analysis was obtained from information collected through a questionnaire filled out by students and their parents/guardians, interviews with teachers and diagnostic learning assessment carried out with students. As a theoretical reference, studies by Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1999), Magda Soares (2016) and the BNCC assumptions about literacy were used. At the end of this research, we found a considerable number of children who are in the 4th year of elementary school (in 2023) and have low performance in writing and reading skills, guided by the concept of literacy contained in the BNCC (Brazil, 2018 ), which suggests the need to think about future studies on this topic, which involve topics such as preparing literacy teachers to understand the impacts of the pandemic on literacy, and which strategies can be efficient in repairing these impacts; the need for reflections on the curricular structure of school education, considering the learning gaps in which students of the same grade/age currently find themselves; and the planning of public policies that aim to reduce the wide-open inequalities in education during the Covid-19 pandemic, giving children equity and social quality in the provision of school education, during and after the literacy phase.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino Remoto
Alfabetização
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4218
Data do documento: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raquel Soares.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.