Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O QUE NOS REVELA OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) SOBRE O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2014-2022)
Autor(es): França, Edna Esrael
Primeiro Orientador: Lopes, Igor Gonzaga
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação de uma criança, portanto existem preocupações quanto aos aspectos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas, para que a criança possa ter oportunidades de se desenvolver e aprender. É inegável que a escola tem um papel fundamental na vida das crianças e da família. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar o ingresso da criança com autismo na Educação Infantil, como este é recebido no ambiente escolar e como os professores se preparam para incluir estas crianças às suas respectivas turmas. Neste trabalho foi considerado a integração entre a família e a escola, as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e as ações docentes para promover a inclusão. A pesquisa tem caráter de revisão bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa descritiva de cunho exploratório. O levantamento dos dados foi realizado utilizando-se os anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), buscando pelos artigos que abordam o autismo na Educação Infantil. Diante dos artigos selecionados foi realizada a análise de como ocorre a Educação Infantil para crianças autistas, buscando explorar a relação entre família e escola diante do processo de ensino aprendizagem, com ênfase na atuação do professor no processo de inclusão. Em conclusão, é fato que a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil possui desafios que perpassam a especificidade de cada criança, a formação docente e a relação entre a família e a escola. Tais desafios evidenciam a necessidade da realização de reflexões sobre a temática, abrangendo políticas públicas, currículos dos cursos de formação docente inicial e sensibilização da comunidade. Com atenção a atuação docente, o professor da Educação Infantil precisa estar preparado com conhecimentos acerca da temática, além de ter a sensibilidade para lidar com as especificidades de cada aluno, e para tal, é importante que haja uma troca de informações entre a família e a escola.
Abstract: Early Childhood Education is the first stage of a child's education, so there are concerns about the aspects that permeate the teaching and learning process of autistic students, so that the child can have opportunities to develop and learn. It is undeniable that the school has a fundamental role in the lives of children and families. In this context, the objective of this work is to analyze the entry of children with autism in Early Childhood Education, how it is received in the school environment and how teachers prepare to include these children in their respective classes. This study considered the integration between family and school, difficulties in the teaching-learning process and teaching actions to promote inclusion. The research has the character of a bibliographic review, from a descriptive qualitative approach of exploratory nature. Data collection was performed using the annals of the Congresso Nacional de Educação (CONEDU), searching for articles that address autism in Early Childhood Education. In view of the selected articles, the analysis of how Early Childhood Education occurs for autistic children was carried out, seeking to explore the relationship between family and school in the teaching-learning process, with emphasis on the teacher's performance in the inclusion process. In conclusion, it is a fact that the inclusion of autistic children in Early Childhood Education has challenges that permeate the specificity of each child, teacher training and the relationship between family and school. These challenges highlight the need for reflections on the theme, including public policies, curricula of initial teacher training courses and community awareness. With attention to the teaching performance, the teacher of Early Childhood Education needs to be prepared with knowledge about the subject, in addition to having the sensitivity to deal with the specificities of each student, and for this, it is important that there is an exchange of information between the family and the school.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Formação docente
Ensino-aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4215
Data do documento: 21-Out-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Edna Esrael França.pdf609,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.