Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4182
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE POSSE/GO |
Autor(es): | Silva, Melissa Thayline Lourenço |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Danilo Missias |
Primeiro Coorientador: | Meireles, Lucas Vidal |
Primeiro Membro da Banca: | Rodrigues, Letícia Valvassori |
Segundo Membro da Banca: | Guimarães, Rejane Araújo |
Resumo: | O ensino de Biologia apresenta muitos termos complexos, de modo a dificultar o processo de despertar o interesse dos alunos para o conhecimento que está sendo abordado e ainda hoje a metodologia mais abordada é a tradicional. Sendo que existem diversos recursos que podem tornar a aula mais atrativa e garantir uma aprendizagem mais significativa. Nesse sentido surge o seguinte questionamento como uma proposta lúdica pode auxiliar no estudo dos protozoários em aulas de Biologia no Ensino Médio? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de uma proposta lúdica para o ensino do Reino Protista na disciplina de Biologia, em uma escola de Ensino Médio na cidade de Posse- Go. A metodologia foi dividida em quatro momentos, observação da turma; aplicação de um questionário afim de levantar os conhecimentos prévios dos mesmos; implementação da proposta lúdica e análise dos resultados obtidos na aplicação em sala e das respostas do questionário. Os resultados demonstraram que mesmo que os alunos tenham tido contato sobre o reino Protista, os mesmos não possuem informações sólidas, tendo incertezas sobre o assunto. Sendo assim, é perceptivel que os estudantes preferem os momentos que envolvem a parte lúdica e que ira de certa forma facilitar a aprendizagem deles. |
Abstract: | The teaching of Biology presents many complex terms, so that it is difficult to awaken students' interest in the knowledge that is being covered and even today the most frequently used methodology is the traditional one. There are several resources that can make the class more attractive and ensure more meaningful learning. In this sense, the following question arises: how can a playful proposal help in the study of protozoa in Biology classes in high school? Therefore, the objective of this work is to analyze the contributions of a playful proposal for teaching the Protista Kingdom in the Biology discipline, in a high school in the city of Posse/GO. The methodology was divided into four moments, class observation; application of a questionnaire in order to assess their prior knowledge; implementation of the playful proposal and analysis of the results obtained from the application in the classroom and the answers to the questionnaire. The results demonstrated that even though students have had contact with the Protoctista kingdom, they do not have solid information, and are uncertain about the subject. Therefore, it is clear that students prefer moments that involve the playful part and that will, in a certain way, facilitate their learning. |
Palavras-chave: | Reino Protista Atividades Lúdicas Ensino de Biologia |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Posse |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4182 |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Melissa Silva.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.