Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4179
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ENSINO REMOTO: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO E O ABANDONO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA |
Autor(es): | Carvalho, Alan |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Elisabete |
Resumo: | O presente trabalho é motivado pelas mudanças oriundas ao período de pandemia, com vista ao ensino remoto e seus efeitos sobre os alunos do Ensino Médio Regular (EMR) da Rede Pública de Ensino (RPE). Sabe-se que a pós pandemia gerou inúmeros problemas de êxito e permanência do alunado nas redes de ensino e, discutir as medidas adotadas no período de crise pandêmica pode contribuir para o desenvolvimento de possíveis estratégias de combate e prevenção de evasão, não apenas para situações emergenciais, mas também para outras demandas educacionais. Sendo assim, o presente trabalho possui o objetivo de verificar quais foram os fatores que permearam o abandono e a evasão dos alunos no EMR durante a pandemia e, quais estratégias de enfrentamento foram adotadas pelos docentes da disciplina de Biologia, apontadas nas pesquisas publicadas no período de 2019 a 2023. A pesquisa é caracterizada como revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa descritiva de cunho exploratório. Para definir o estado da arte, foi utilizado o Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). levantamento de dados buscou publicações que abordem a temática de abandono/permanência na modalidade de EMR, na RPE, com enfoque na disciplina de Biologia durante a pandemia. A análise e discussão dos trabalhos encontrados seguiu em consonância com autores da educação e do ensino de biologia. Como resultado, foram encontradas quatro publicações que contemplam o abandono e/ou permanência e, cinco, tratam do ensino de Biologia durante a pandemia. Em conclusão, os principais fatores que afetam a permanência/abandono dos alunos estão relacionados a aspectos intraescolares e extraescolares, perpassando por elementos individuais, físicos e emocionais. No que tange ao enfrentamento da evasão e abandono, no ensino de Biologia, são necessárias reflexões sobre as diferentes metodologias e estratégias de ensino. |
Abstract: | The present work is motivated by the changes arising from the pandemic period, with a view to remote teaching and its effects on students of the Regular High School of the Public Education Network. It is known that the post-pandemic generated numerous problems of success and permanence of students in the education networks, and discussing the measures adopted in the period of pandemic crisis can contribute to the development of possible strategies to combat and prevent dropout, not only for emergency situations, but also for other educational demands. Therefore, the present work aims to verify what were the factors that permeated the dropout and dropout of students in Regular High School during the pandemic and what coping strategies were adopted by teachers of the Biology discipline, pointed out in the research published in the period from 2019 to 2023. The research is characterized as a literature review, with a descriptive qualitative approach of an exploratory nature. To define the state of the art, the Systematic Mapping of Literature was used. Data collection searched for publications that address the theme of dropout/permanence in the Regular High School modality, in the Education Network, with a focus on the discipline of Biology during the pandemic. The analysis and discussion of the studies found followed in line with authors of education and biology teaching. As a result, four publications were found that contemplate dropout and/or permanence and, five, deal with the teaching of Biology during the pandemic. In conclusion, the main factors that affect the permanence/dropout of students are related to intra-school and extra-school aspects, including individual, physical and emotional elements. Regarding the confrontation of dropout and dropout, in the teaching of Biology, it is necessary to reflect on the different teaching methodologies and strategies. |
Palavras-chave: | Permanência Ensino de Biologia Covid-19 Rede pública de ensino |
Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4179 |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Alan Sthefeson Medeiros Carvalho.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.