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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee2Cirino, Darciene Barros Leão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756397328966234pt_BR
dc.creatorSantos, Carlos Sebastião dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1112060803781798pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T01:37:19Z-
dc.date.available2019-06-01T01:37:19Z-
dc.date.issued2019-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/415-
dc.description.abstractThe experience of the teacher in the exercise of the office involves a web of formative elements, legal and guiding, aimed at the curricular alignment in all segments of the educational system. The teacher is a mediating agent, a bridge between the student and the objects of knowledge, a key and primordial unit in this organicity for the realization of an egalitarian, universal, democratic and, above all, quality education. In this conception, and based on the accomplishment of bibliographic research, the purpose of this work is to generate reflection, in the light of the General Competencies defined in the BNCC / 2017, on the relevance and concreteness of the lesson plan in the teaching and pedagogical practice in the Years Initials of basic education, the results of which have shown that planning, however, is essential in efficient, effective and transformative educational action in the classroom, at school and beyond these environments. The planning, bringing the technical-scientific and socio-political dimensions as a didactic tool, is one of the foundations for strengthened and consistent pedagogical praxis, with mastery of the role, methods, procedures and art of teaching. The theme is approached under a Historical-Critical tendency and projects the concept of the teaching-learning binomial to meet the plural reality of the students, in order to form citizens capable of participating effectively in the decision-making that affect society in the contemporary world. And in the nuances of the studies, in agreement with the authors, it was verified that the translation and implementation of the Base permeating the school curriculum and the lesson planning performed by the teacher does not infuse into content that imprisons or engages the teaching practice. Collaborative teaching planning contributes to the breakdown of the hierarchical knowledge paradigm and enables dialogue among the education actors of a school community, in a critical way, to achieve the objectives of a democratic education, including through the competencies proposed by the Foundation .pt_BR
dc.description.resumoA vivência do professor no exercício do oficio envolve uma trama de elementos formativos, legais e norteadores, que visam o alinhamento curricular em todos os segmentos do sistema educacional. O professor é um agente mediador, uma ponte entre o aluno e os objetos do conhecimento, uma unidade chave e primordial nessa organicidade para a concretização de uma educação igualitária, universal, democrática e, sobretudo de qualidade. Dentro dessa concepção, e a partir da realização de pesquisa bibliográfica, a realização deste trabalho tem por objetivo gerar reflexão, à luz das Competências Gerais definidas na BNCC/2017, sobre a relevância e concretude do plano de aulas na prática docente e pedagógica nos Anos Iniciais da educação básica, cujos resultados demonstraram que o planejamento, entretanto, colaborativo é primordial na ação educadora eficiente, eficaz e transformadora na sala de aula, na escola e para além desses ambientes. O planejamento, aportando as dimensões técnico-científica e político-social, enquanto ferramenta didática, é um dos fundamentos para a práxis pedagógica fortalecida e consistente, com domínio do papel, dos métodos, dos procedimentos e da arte de ensinar. O tema é abordado sob uma tendência Histórico-Crítica e projeta o conceito do binômio ensino-aprendizagem ao encontro da realidade plural dos alunos, afim de formar cidadãos capazes de participar de modo efetivo nas tomadas de decisões que afetam a sociedade na contemporaneidade. E nas nuances dos estudos, em consonância com os autores, verificou-se que a tradução e implementação da Base permeando o currículo escolar e o planejamento de aulas executado pelo professor não infere em conteudismo que aprisiona ou engessa a prática docente. O planejamento colaborativo de ensino contribui para quebra do paradigma de hierarquização do conhecimento e possibilita o diálogo entre os atores da educação de uma comunidade escolar, de forma crítica, a alcançarem os objetivos de uma educação democrática, perpassando, inclusive, as competências propostas pela Base.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Sebastião dos Santos (2017112301630192@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-31T23:28:38Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_carlos sebastião dos santos.pdf: 1653414 bytes, checksum: 2c0f9be0d57cdc843abb49bcb4f87d35 (MD5)en
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-01T01:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_carlos sebastião dos santos.pdf: 1653414 bytes, checksum: 2c0f9be0d57cdc843abb49bcb4f87d35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-01T01:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_carlos sebastião dos santos.pdf: 1653414 bytes, checksum: 2c0f9be0d57cdc843abb49bcb4f87d35 (MD5) Previous issue date: 2019-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectColaborativopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleRELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO COLABORATIVO DE AULAS NA PRÁTICA (PRÁXIS) PEDAGÓGICA DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS, À LUZ DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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