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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4159
Tipo: | Dissertação |
Título: | ESTUDO DA APLICAÇÃO DO RESÍDUO DE BORRACHA E DO POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) COMO AGREGADO LEVE NO CONCRETO |
Título(s) alternativo(s): | Estudo do resíduo de borracha de pneu em compósitos cimentícios comparado a pérola de poliestireno expandido, na confecção de concreto leve |
Autor(es): | Sales, Abner S. B. |
Primeiro Orientador: | Nahime, Bacus |
Primeiro Membro da Banca: | Lima, Elton |
Segundo Membro da Banca: | Reis, Idalci |
Resumo: | A grande rede de consumo capitalista acarreta consigo uma série de impactos negativos ao meio ambiente, gerando infinidade de resíduos perigosos que, quando não gerenciados adequadamente, provocam impactos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde pública. Neste contexto, estima-se que o descarte de pneus chegue a cerca de 1,5 bilhão de unidades ao longo do ano, fazendo-se necessária a busca por tecnologias que incorporem tais resíduos como matéria-prima para as tecnologias de construção civil. Assim, este estudo avaliou as propriedades do resíduo da borracha de pneu (RB) para a produção de concreto leve, comparando-o com o Poliestireno Expansível (EPS), um agregado leve já consolidado. Buscando promover a substituição total do agregado graúdo por EPS e posteriormente pelo resíduo de borracha do pneu, procurou-se caracterizar os materiais com técnicas de microanálise e avaliar o comportamento mecânico do concreto leve. Os concretos leves desenvolvidos apresentaram propriedades mecânicas próximas tanto aquele com EPS quanto os com resíduo de borracha, o EPS apresentou resistência mecânica com valores superiores a 8 MPa nas composições desenvolvidas, evidenciando a viabilidade de aplicação como concreto leve, o mesmo fato ocorreu para o resíduo de borracha de pneu, que apresentou comportamento semelhante. O concreto com RB comparando-se com o concreto convencional, apresentou a redução de massa específica em aproximadamente 1000 kg/m³, demonstrando o grande potencial do RB na geração de concretos leves. Já o EPS apresentou redução de aproximadamente 1300 kg/m³, o que viabiliza as duas composições. Análises como as de tenacidade e de formação de fases cristalinas foram fundamentais e conclusivas para este estudo. |
Abstract: | The large network of capitalist consumption brings with it a series of negative impacts on the environment, generating a multitude of hazardous waste that, when not properly managed, cause irreversible impacts on the environment and public health. In this context, it is estimated that tire disposal will reach around 1.5 billion units throughout the year, making it necessary to search for technologies that incorporate such waste as raw material for civil construction technologies. Thus, this study evaluated the properties of the tire rubber residue (RB) to produce lightweight concrete, comparing it with Expandable Polystyrene (EPS), a lightweight aggregate already consolidated. Seeking to promote the total replacement of the coarse aggregate by EPS and later by the rubber residue of the tire, we tried to characterize the materials with microanalysis techniques and to evaluate the mechanical behavior of lightweight concrete. The developed lightweight concretes showed mechanical properties like both those with EPS and those with rubber residue, EPS showed mechanical strength with values greater than 8 MPa in the developed compositions, showing the viability of application as lightweight concrete, the same fact occurred for the residue tire rubber, which exhibited similar behavior. The concrete with RB compared to conventional concrete, showed a reduction in density in approximately 1000 kg / m³, demonstrating the great RB potential in the generation of light concretes. EPS, on the other hand, showed a reduction of approximately 1300 kg/m³, which makes both compositions feasible. Analyzes such as those of tenacity and formation of crystalline phases were fundamental and conclusive for this study. |
Palavras-chave: | Massa Específica Sustentabilidade Agregado leve Reaproveitamento |
Área do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4159 |
Data do documento: | 2-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade |
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