Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4130
Tipo: Dissertação
Título: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL E SEU USO ALTERNATIVO EM ATIVIDADES DE ENSINO DE GEOMETRIA EM NÍVEL FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES
Autor(es): Silva, Wanderson de Souza
Primeiro Orientador: Fernandes Sobrinho, Marcos
Resumo: A tecnologia ganhara cada vez mais espaço significativo na vida das pessoas, dinamizando e acelerando processos de consumo de informação, bem como, instigando alterações de comportamento. O ambiente escolar não está alheio a isso, tendo incorporado benefícios proporcionados por esse avanço, mas também, sofrido as consequências dos efeitos adversos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo educacional móvel, aplicá-lo e analisá-lo com propósitos de contribuir com apoio a práticas educativas, com foco no ensino de Geometria Plana, especificamente, no cálculo de áreas de figuras planas, em nível fundamental da educação. Esta pesquisa se justifica na discussão necessária sobre a forte inserção de instrumentos de tecnologia no ambiente educacional, além de propor e discutir o impacto de alternativa tecnológica, para a melhoria de propostas de ensino em sala de aula, especificamente, da disciplina de matemática. Para tanto, elaborou-se a seguinte questão norteadora de pesquisa: de que forma o aplicativo móvel poderá apoiar o ensino de conceitos de Geometria Plana, em nível fundamental de escolarização? A pesquisa se consisti em estudo de campo, intervencionista, quanti-qualitativo, aplicado. Tem como ambiente de pesquisa uma escola pública municipal de nível fundamental sediada no Sul do Maranhão, na Região Nordeste do Brasil. A amostra foi constituída por 04 professores que lecionam nas séries finais do ensino fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi realizado a aplicação do questionário aos sujeitos da pesquisa, entes e depois de testar o produto em suas aulas e, então, avaliá-lo, segundo a opinião dos participantes. Os resultados demonstraram a urgência pela discussão do uso da tecnologia em sala de aula, e que suas contribuições geram efeitos positivos sobre ensino e sobre a aprendizagem, mas que há a necessidade de incentivos e capacitação profissional. Foi possível observar ainda que o aplicativo educacional GeoCalcPlus auxiliou em situações de ensino e aprendizagem, mas que necessita de direcionamentos didáticos do professor, e nesse sentido se configurou como um instrumento capaz de auxiliar o professor na exposição e facilitação do entendimento do conteúdo. Por fim, apoiado nos levantamentos realizados, é possível opinar que as tecnologias digitais móveis podem proporcionar o desenvolvimento de metodologias que beneficiem a prática do ensino, e influenciar positivamente na sua qualidade, quando inseridas dentro de um contexto favorável e pautado em uma didática bem elaborada.
Abstract: Technology has gained more and more significant space in people's lives, streamlining and accelerating information consumption processes, as well as instigating changes in behavior. The school environment is no stranger to this, having incorporated benefits provided by this advance, but also suffering the consequences of adverse effects. Therefore, this research aimed to develop a mobile educational application, apply and analyze it with the purpose of contributing to support educational practices, with a focus on teaching Flat Geometry, specifically, calculating areas of flat figures. , at a fundamental level of education. This research is justified by the necessary discussion about the strong insertion of technology instruments in the educational environment, in addition to proposing and discussing the impact of technological alternatives, to improve teaching proposals in the classroom, specifically, the subject of mathematics. To this end, the following guiding research question was developed: how can the mobile application support the teaching of Flat Geometry concepts at the elementary school level? The research consisted of a field study, interventionist, quantitative-qualitative, applied. The research environment is a municipal public elementary school based in the South of Maranhão, in the Northeast Region of Brazil. The sample consisted of 04 teachers who teach in the final years of elementary school. As a data collection instrument, the questionnaire was applied to the research subjects, after testing the product in their classes and then evaluating it, according to the participants' opinion. The results demonstrated the urgency for discussing the use of technology in the classroom, and that its contributions generate positive effects on teaching and learning, but that there is a need for incentives and professional training. It was also possible to observe that the educational application GeoCalcPlus helped in teaching and learning situations, but that it requires didactic guidance from the teacher, and in this sense it was configured as an instrument capable of assisting the teacher in exposing and facilitating understanding of the content. Finally, based on the surveys carried out, it is possible to conclude that mobile digital technologies can provide the development of methodologies that benefit the practice of teaching, and positively influence its quality, when inserted within a favorable context and based on well-designed teaching.
Palavras-chave: Aplicativo educacional
Ensino de Geometria
Cálculo de áreas
GeoCalcPlus
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4130
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Wanderson de Souza Silva.pdfTrabalho disponível em acesso aberto a pedido do autor2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Produto Educacional_Aplicativo GeoCalcPlus.pdfProduto Educacional disponível em acesso aberto a pedido do autor2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.