Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.creatorVaz, Francisca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321459502752468pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T00:38:56Z-
dc.date.available2019-05-30-
dc.date.available2019-06-01T00:38:56Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/411-
dc.description.abstractAbstract: The XXI century brings in its bulge an educational scenario in which the Official Public Policies are linked more and more to the neoliberal precepts. Within this, the educational proposals are strongly influenced by international financial organizations, under the discourse of offering a quality education, which awakens to the individualization and competition within the school environment. Among the problems currently faced, we are faced with a lack of adequate physical structure, the presence of an instrumental curriculum, and teacher devaluation. In addition to the high level of violence observed within the school, either among students or even in the teacher / family / student relationship. Thinking about these issues, the following work intends by means of the method of bibliographical research, to analyze the current scenario of education, future challenges for teachers and students, with emphasis on the importance of educational projects aimed at building a culture of peace in the school environment. The bibliographical reading led us to identify that the school environment can contribute to the formation of a student citizen, through an education for human development which is part of good group living together. Key words: Education. Public policy. Culture of Peace.pt_BR
dc.description.resumoResumo: O século XXI traz em seu bojo um cenário educacional no qual as Políticas Públicas oficiais estão atreladas cada vez mais aos preceitos neoliberais. Dentro disso, as propostas educativas são fortemente influenciadas por organismos financeiros internacionais, sob o discurso de oferecer uma educação de qualidade, que desperta para a individualização e concorrência dentro do ambiente escolar. Entre os problemas enfrentados atualmente, nos deparamos com falta de estrutura física adequada, presença de um currículo instrumental, desvalorização do professor. Além do alto índice de violência observado dentro da escola, seja entre alunos ou mesmo na relação professor/família/aluno. Pensando nessas questões, o seguinte trabalho pretende por meio do método de pesquisa bibliográfica, analisar o cenário atual da educação, os desafios futuros para docentes e discentes, com ênfase na importância de projetos educacionais voltados à construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. A leitura bibliográfica levou-nos a identificar que o ambiente escolar pode contribuir para a formação de um aluno cidadão, por meio de uma educação para o desenvolvimento humano da qual faz parte a boa convivência em grupo. Palavras-chave: Educação. Políticas Públicas. Cultura de Paz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Sebastiana Nunes da Rosa Vaz (2017112301630230@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-30T16:12:30Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisca Nunes.pdf: 1115228 bytes, checksum: e1314ee193aa50cbd2a4d9a4efc60076 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-01T00:38:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisca Nunes.pdf: 1115228 bytes, checksum: e1314ee193aa50cbd2a4d9a4efc60076 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-06-01T00:38:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisca Nunes.pdf: 1115228 bytes, checksum: e1314ee193aa50cbd2a4d9a4efc60076 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-01T00:38:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisca Nunes.pdf: 1115228 bytes, checksum: e1314ee193aa50cbd2a4d9a4efc60076 (MD5) Previous issue date: 2019-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação, políticas públicas, cultura de pazpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePOLÍTICAS PUBLICAS NO CENÁRIO DO SÉCULO XXI: POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Francisca Nunes.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.