Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4118
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EM QUE A FALTA DE LABORATÓRIO NAS ESCOLAS AFETA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?
metadata.dc.creator: Cardoso, Maria Luiza Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Meireles, Lucas Vidal De
metadata.dc.description.resumo: As aulas práticas atuam como um importante recurso didático no ensino de Ciências e Biologia nas escolas de Educação Básica, fazendo com que o processo de Ensino Aprendizagem do conteúdo teórico seja mais eficiente. Apesar da ausência de laboratório ou do mau-uso, é sabido que o uso de experimentos nas aulas podem torná-las diferenciadas e atraentes, dando a elas um caráter mais dinâmico e prazeroso. Com isso, o presente projeto objetiva identificar quais os impactos ocasionados no Ensino devido à falta de laboratório de Ciências e Biologia em duas escolas do perímetro urbano do município de Posse-GO, sendo uma de Ensino Fundamental II municipal, e outra de Ensino Médio estadual. Para a obtenção dos dados, foi feito o uso de questionários voltados para os professores de Ciências e Biologia e aos alunos das respectivas escolas utilizadas na pesquisa, abrangendo o público das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio. Para a discussão dos dados obtidos neste estudo, utilizou-se tabelas, gráficos e embasamento teórico por meio do referencial bibliográfico deste estudo. Com tudo, concluiu-se que, vários fatores estão sendo ocasionados pela falta de laboratório nas escolas da cidade de Posse-GO, destacando entre eles: adolescentes que estão finalizando Ensino Fundamental II e o Ensino Médio sem uma visão da verdadeira Ciências por não terem o mínimo de convívio dentro da instituição de Ensino com um local adequado para a realização de práticas da disciplina de Ciências e Biologia.
Abstract: Practical classes act as an important teaching resource in the teaching of Science and Biology in Basic Education schools, making the Teaching-Learning process of theoretical content more efficient. Despite the absence of a laboratory or its misuse, it is known that the use of experiments in classes can make them different and attractive, giving them a more dynamic and enjoyable character. Therefore, this project aims to identify the impacts caused on Education due to the lack of a Science and Biology laboratory in two schools in the urban perimeter of the municipality of Posse-GO, one of which is a municipal Elementary School II, and the other is a state High School. . To obtain the data, questionnaires were used aimed at Science and Biology teachers and students from the respective schools used in the research, covering the public in the 9th year of Elementary School II and 3rd year of High School. To discuss the data obtained in this study, tables, graphs and theoretical basis were used through the bibliographical references of this study. All in all, it was concluded that several factors are being caused by the lack of laboratories in schools in the city of Posse-GO, highlighting among them: teenagers who are completing Elementary School II and High School without a vision of true Science because they do not have the minimum of coexistence within the educational institution with a suitable place to carry out practices in the Science and Biology discipline.
Keywords: Aula experimental
Ensino Aprendizagem
Formação de professores
Laboratório de ciências
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Posse
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4118
Issue Date: 13-Dec-2023
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maria Luiza Martins Cardoso.pdfTrabalho de Curso945,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.