Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4111
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(es): Silva, Marina Rodrigues
Primeiro Orientador: Meireles, Lucas Vidal
Primeiro Membro da Banca: Francisco, Daniel Neto
Segundo Membro da Banca: Guimarães, Ítalo José Bastos
Resumo: Resumo: O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso de Administração, por apresentar oportunidades de aproximar a práxis dos conhecimentos obtidos em sala, aproximando o estudante de problemas corriqueiros atrelados a rotina de trabalho de empresas, por exemplo, possibilitando ao discente caminhos para que possam ser desenvolvidas habilidades práticas e competências profissionais imprescindíveis para a carreira em Administração, sendo um requisito exigido para complementar sua formação acadêmica. O objetivo central deste trabalho é analisar as contribuições do estágio supervisionado para os alunos do curso de graduação em administração, realizando uma análise das experiências e contribuições para a formação profissional. Nesse intuito a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica descritiva de abordagem qualitativa com referências teóricas sobre o tema. Por fim, espera-se que esse trabalho contribua para entender que o estágio supervisionado pode auxiliar na escolha da área de atuação desejada, no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais, como: liderança, comunicação interpessoal, trabalho em equipe e resolução de conflitos, e aprimorar a qualificação para o mercado de trabalho. Ademais, almeja-se também que respalde futuras pesquisas sobre o assunto.
Abstract: Abstract: The supervised internship is an important stage of the Administration course, as it presents opportunities to bring praxis closer to the knowledge obtained in the classroom, bringing the student closer to common problems linked to the work routine of companies, for example, providing the student with ways to practical skills and professional competencies essential for a career in Administration can be developed, being a requirement required to complement your academic training. The central objective of this work is to analyze the contributions of supervised internships for undergraduate administration students, carrying out an analysis of experiences and contributions to professional training. To this end, the methodology adopted was descriptive bibliographical research with a qualitative approach with theoretical references on the topic. Finally, it is hoped that this work will contribute to the understanding that the supervised internship can help in choosing the desired area of activity, in the development of essential skills and competencies, such as: leadership, interpersonal communication, teamwork and conflict resolution, and improve qualifications for the job market. Furthermore, it is also hoped that it will support future research on the subject.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado
Administração
Formação profissional
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4111
Data do documento: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Marina Rodrigues da Silva.pdf198,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Marina Rodrigues da Silva.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcae_Marina Rodrigues da Silva.pdf476,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.