Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4102
Tipo: Dissertação
Título: O USO DE JOGOS SOBRE O CERRADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Oliveira, Elaine
Primeiro Orientador: Moreira, Debora
Resumo: Conhecer o ambiente em que vivemos e o Bioma no qual estamos envolvidos é de extrema importância, pois através deste conhecimento é que somos capazes de cuidar melhor do meio onde estamos inseridos. Vendo a necessidade de docentes e discentes em ampliar esse conhecimento, é que houve o estímulo pela pesquisa, levando-os a conhecerem melhor o Bioma Cerrado, que possui uma enorme biodiversidade, com muitas espécies endêmicas. Com este trabalho objetivamos construir, implementar e analisar práticas pedagógicas sobre o bioma Cerrado nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas de Palmelo – GO. Para isso, foi aplicado um questionário antes (pré-teste) e após (pós-teste). O questionário pré-teste nos permitiu identificar as fragilidades que docentes e discentes possuíam em relação ao ensino do Bioma Cerrado, enquanto o questionário final (pós-teste) nos permitiu analisar, através das aulas expositivas que realizamos, o anseio que os alunos possuem em conhecer o bioma ao qual estão inseridos tal como participarem de aulas dinâmicas e atrativa. O questionário final aos docentes nos possibilitou averiguar o modo como estes se posicionam ao trabalharem o conteúdo Cerrado em sala de aula, além de apontar as dificuldades encontradas por estes em ministrar o tema. Os questionários finais nos dispuseram um feedback por ambos os pesquisados relacionado aos produtos educacionais trabalhados durante a pesquisa. Realizamos também análise documental do Currículo Referencial da Rede Estadual de Educação de Goiás, a qual nos ampliou o conhecimento em relação aos conteúdos requeridos nas séries estudadas, tivemos a oportunidade de examinar os planejamentos dos professores e observamos por meio destes como e a frequência no decorrer do ano que este assunto é aplicado, tal qual a ênfase dada ao estudo do Cerrado. A pesquisa nos ofertou a oportunidade da construção de um catálogo com imagens da flora e fauna do Cerrado e desenvolvimento dos seguintes jogos: trilhas do Cerrado; jogo da memória – fauna do Cerrado e quebra cabeça- fauna flora do Cerrado, aos quais tivemos a oportunidade de aplicá-los como aula expositiva e de forma funcional. O desenvolvimento dessa pesquisa permitiu elaborar e validar jogos e catálogos que serviram de sugestão para melhoria do Estudo do Bioma Cerrado nos anos iniciais do fundamental. Com isso, foi possível realizar uma análise reflexiva a respeito dos métodos utilizados pelos professores para trabalhar o ensino do Cerrado, bem como o desenvolvimento dos estudantes partícipes para o estudo desse tema, pois a utilização de um método dinâmico proporcionou uma nova forma de aprender, criativa e interessante, na qual estes estiveram mais envolvidos. Identificamos que o estudo do Cerrado é pouco valorizado e trabalhado nas séries iniciais do ensino fundamental, a maiores dificuldades encontrada para o ensino deste tema se dá pela falta de capacitação dos docentes para essa área do conhecimento bem como a cobrança e o foco do ensino, nessa etapa escolar, estar voltada as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os resultados obtidos pelo questionário diagnóstico inicial nos trouxeram uma base de conhecimento a qual notamos os métodos trabalhados pelos professores, voltados para práticas tradicionais, se “fechando” a técnicas inovadoras e mesmo sabendo da importância que há em trabalhar sobre educação ambiental cujo panorama obtivemos nos questionários diagnósticos finais, este conteúdo não tem a atenção ao qual merece.
Abstract: Knowing the environment in which we live and the Biome in which we are involved is extremely important, because through this knowledge we are able to take better care of the environment where we are inserted. Seeing the need for teachers and students to expand this knowledge, is that there was the stimulus for research, leading them to know better the Cerrado Biome, which has an enormous biodiversity, with many endemic species. With this work we aim to build, implement and analyze pedagogical practices on the Cerrado biome in the early grades of elementary school in the schools of Palmelo - GO. For this, a questionnaire was applied before (pre-test) and after (post-test). The pre-test questionnaire allowed us to identify the weaknesses that teachers and students had in relation to the teaching of the Cerrado Biome, while the final questionnaire (post-test) allowed us to Through the lectures we conducted, the desire that students have to know the biome to which they are inserted as they participate in dynamic and attractive classes. The final questionnaire to teachers allowed us to ascertain how they position themselves when working the Cerrado content in the classroom, and point out the difficulties encountered by them in teaching the subject. The final questionnaires provided us with feedback by both respondents related to educational products worked during the research. We also performed documentary analysis of the Referential Curriculum of the State Education Network of Goiás, which expanded our knowledge in relation to the content required in the series studied, we had the opportunity to examine the teachers' plans and observed through these how and the frequency in the course of the year that this subject is applied, as the emphasis given to the study of the Cerrado. The research offered us the opportunity to build a catalog with images of the flora and fauna of the Cerrado and development of the following games: tracks of the Cerrado; game. The development of this research allowed to elaborate and validate games and catalogs that served as a suggestion to improve the Study of the Cerrado Biome in the early years of the fundamental. With this, it was possible to perform a reflective analysis about the methods used by teachers to work the teaching of the Cerrado, as well as the development of students participating in the study of this theme, the use of a dynamic method provided a new way of learning, creative and interesting, in which they were more involved. We identified that the study of the Cerrado is undervalued and worked in the early grades of elementary the greatest difficulties encountered for the teaching of this subject is due to the lack of training of teachers for this area of knowledge as well as the charge and focus of teaching, in this stage of school, be focused on the subjects of Portuguese language and mathematics. The results obtained by the initial diagnostic questionnaire brought us a knowledge base to which we note the methods worked by teachers, focused on traditional practices, being "closing" innovative techniques and even knowing the importance of working on environmental education whose panorama we obtained in the final diagnostic questionnaires, this content does not have the attention it deserves.
Palavras-chave: Recursos didáticos
Jogos
Educação ambiental
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4102
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Elaine Gonçalves de Souza Oliveira.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.