Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCANDO PEQUENOS INVESTIDORES: PROPOSTA DE EBOOK SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA |
Autor(es): | Almeida, Ellen Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Guimarães, Italo José Bastos |
Primeiro Membro da Banca: | Francisco, Daniel Neto |
Segundo Membro da Banca: | Silva, Kelly |
Resumo: | O presente artigo destaca a relevância da educação financeira na infância como um pilar fundamental para capacitar indivíduos a tomarem decisões significativas para tomada de decisões financeiras. O objetivo geral é apresentar uma proposta de ebook para orientação de crianças na faixa etária entre 7 e 10 anos, intitulado “A aventura financeira de Lucas e Sofia”. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa que permite o aprofundamento do segmento de conscientização dos indivíduos e minimiza as barreiras existentes como o consumismo e gastos desnecessários com dinheiro. Utilizou-se ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na criação da história infantil, bem como nas ilustrações do ebook. Os resultados revelam aspectos positivos e significativos sobre a necessidade de iniciar o ensino de conceitos financeiros desde cedo. Ademais, a implementação de estratégia, como a criação de um ebook lúdico e educativo pode desempenhar um papel significativo na formação dessas habilidades financeiras desde a infância e contribuir para estudos futuros, especialmente aqueles voltados para o ambiente escolar, visando um impacto positivo sobre a temática. |
Abstract: | This article emphasizes the relevance of financial education in childhood as a fundamental pillar to empower individuals to make meaningful financial decisions. The overall objective is to present an ebook proposal for guiding children aged 7 to 10, titled "The Financial Adventure of Lucas and Sofia." The research methodology is descriptive and qualitative, allowing for a deeper exploration of individual awareness and addressing existing barriers such as consumerism and unnecessary spending. Artificial Intelligence (AI) tools were employed to assist in creating the children's story and illustrations for the ebook. The results reveal positive and significant aspects regarding the need to start teaching financial concepts early on. Furthermore, the implementation of a strategy, such as creating a playful and educational ebook, can play a significant role in shaping these financial skills from childhood and contribute to future studies, especially those focused on the school environment, aiming for a positive impact on the subject. Keywords: Financial education, children, ebook, children's financial education, personal finance. |
Palavras-chave: | Educação financeira Crianças Ebook Educação financeira infantil Finanças pessoais |
Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Posse |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101 |
Data do documento: | 23-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ellen Rodrigues de Almeida.pdf | TRABALHO DE CONCLUSÃO | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Ellen Rodrigues de Almeida.pdf | TERMO | 326,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Ellen Rodrigues de Almeida.pdf | ATA | 411,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.