Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCANDO PEQUENOS INVESTIDORES: PROPOSTA DE EBOOK SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA
Autor(es): Almeida, Ellen Rodrigues de
Primeiro Orientador: Guimarães, Italo José Bastos
Primeiro Membro da Banca: Francisco, Daniel Neto
Segundo Membro da Banca: Silva, Kelly
Resumo: O presente artigo destaca a relevância da educação financeira na infância como um pilar fundamental para capacitar indivíduos a tomarem decisões significativas para tomada de decisões financeiras. O objetivo geral é apresentar uma proposta de ebook para orientação de crianças na faixa etária entre 7 e 10 anos, intitulado “A aventura financeira de Lucas e Sofia”. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa que permite o aprofundamento do segmento de conscientização dos indivíduos e minimiza as barreiras existentes como o consumismo e gastos desnecessários com dinheiro. Utilizou-se ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na criação da história infantil, bem como nas ilustrações do ebook. Os resultados revelam aspectos positivos e significativos sobre a necessidade de iniciar o ensino de conceitos financeiros desde cedo. Ademais, a implementação de estratégia, como a criação de um ebook lúdico e educativo pode desempenhar um papel significativo na formação dessas habilidades financeiras desde a infância e contribuir para estudos futuros, especialmente aqueles voltados para o ambiente escolar, visando um impacto positivo sobre a temática.
Abstract: This article emphasizes the relevance of financial education in childhood as a fundamental pillar to empower individuals to make meaningful financial decisions. The overall objective is to present an ebook proposal for guiding children aged 7 to 10, titled "The Financial Adventure of Lucas and Sofia." The research methodology is descriptive and qualitative, allowing for a deeper exploration of individual awareness and addressing existing barriers such as consumerism and unnecessary spending. Artificial Intelligence (AI) tools were employed to assist in creating the children's story and illustrations for the ebook. The results reveal positive and significant aspects regarding the need to start teaching financial concepts early on. Furthermore, the implementation of a strategy, such as creating a playful and educational ebook, can play a significant role in shaping these financial skills from childhood and contribute to future studies, especially those focused on the school environment, aiming for a positive impact on the subject. Keywords: Financial education, children, ebook, children's financial education, personal finance.
Palavras-chave: Educação financeira
Crianças
Ebook
Educação financeira infantil
Finanças pessoais
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101
Data do documento: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfTERMO326,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfATA411,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.