Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Laressa Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580134035324871pt_BR
dc.creatorBrandão, Karla Adriana Quintanilha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653286955766096pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-26T03:34:51Z-
dc.date.available2019-05-26T03:34:51Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/406-
dc.description.abstractThe objective of this work was to discuss the proficuity and necessity of the work partner between family and school for the formation of children as active social subjects. We go through frequent periods of disruption and disintegration of values ​​arising from changes in sociocultural configurations that change rapidly. We witness moments of extreme individualism at the expense of collective work. Reflecting on these perspectives, we seek to analyze the responsibility of the family against school success / failure in the process of teaching learning. For this, it is proposed as methodology to work with bibliographical research, documentary as data collection and analysis. This methodology, in addition to making known the existing literature, contributes to the formulation of more proposals and / or assumptions, based on proofs or refutations of the concepts, using the existing bibliography as an argument (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). In addition, it helped us to understand this relation before the means for a path of competence and respect. The child in this environment, not infrequently, can not develop its potential in the environment, which results in many consequences, be it in disciplinary behavior or cognitive knowledge. Hence the fact that we need to be in continuous discussion and reflection on current contexts, trying to understand as many of the students' social configurations as possible, in order to create abilities and skills to solve problems. In short, what we defend is the continued formation of the teacher, allowing him to follow the rapid changes that take place in the modern world. Based on this conception, we elaborated a descriptive text, based on the bibliographical research, that elucidates and discusses these questions. Keywords: School. Family. Teaching.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi versar sobre a proficuidade e necessidade do trabalho parceiro entre família e escola para a formação das crianças enquanto sujeitos sociais ativos, buscando analisar a responsabilidade da família frente ao sucesso/fracasso escolar no processo ensino aprendizagem. Isso se faz necessário, pois perpassamos por frequentes períodos de conturbação e desintegração de valores oriundos das mudanças das configurações socioculturais que se alteram celeremente. Presenciamos momentos de extremo individualismo em detrimento do trabalho coletivo. Para isso, propõe-se como metodologia trabalhar com pesquisa bibliográfica, com coleta e análise dos dados, a partir de textos oriundos de pesquisa recentes. Esta metodologia além de fazer conhecer a literatura já existente, contribui para a formulação de mais propostas e/ou pressupostos, a partir de comprovações ou refutações dos conceitos, usando a bibliografia existente como argumento (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Ademais, nos ajudou a compreender esta relação diante dos meios para um caminho de competência e respeito. A criança neste meio, não raras vezes, não consegue desenvolver no ambiente suas potencialidades, o que resulta em muitas consequências, seja no comportamento disciplinar ou no conhecimento cognitivo. Daí o fato que justifica a necessidade de estarmos em contínua discussão e reflexão sobre os contextos atuais, procurando compreender o maior número possível das configurações sociais dos alunos, para então criar habilidades e competências para a resolução dos problemas. Em suma, o que defendemos é a formação continuada do professor, permitindo-o que acompanhe as céleres mudanças que acontecem no mundo moderno. Assentadas nesta concepção, elaboramos um texto descritivo, fundamentado na pesquisa bibliográfica, que elucida e discute estas questões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Adriana Quintanilha Brandão (2017112301630095@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-25T15:18:36Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Karla Brandão.pdf: 1515256 bytes, checksum: b0f59d35fbb0518d115b3f46c24946b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T03:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Karla Brandão.pdf: 1515256 bytes, checksum: b0f59d35fbb0518d115b3f46c24946b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T03:34:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Karla Brandão.pdf: 1515256 bytes, checksum: b0f59d35fbb0518d115b3f46c24946b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-26T03:34:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Karla Brandão.pdf: 1515256 bytes, checksum: b0f59d35fbb0518d115b3f46c24946b4 (MD5) Previous issue date: 2019-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: BREVES CONSIDERAÇÕESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Karla Brandão.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.