Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4066
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EVOLUÇÃO DIGITAL DO MERCADO BANCÁRIO BRASILEIRO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BANCOS TRADICIONAIS E BANCOS DIGITAIS
Autor(es): Juliana de Souza Moura; Leila Rodrigues Barbos; Matheus Mario da Costa Henrich; Regiane Cristina BatistaTA4
Primeiro Orientador: Ferreira, Antônio Claudio
Primeiro Membro da Banca: Karolino Torres Quintanilha; Luciene de Sousa Conceição de Moura Pinto
Resumo: As instituições bancárias tradicionais tiveram que se adequar para manter sua fatia de mercado e não perder espaço para os bancos digitais que têm buscado oferecer serviços cada vez mais modernos e eficientes aos seus clientes, trazendo uma gama de facilidades e acesso menos burocráticos, de modo que, a partir dessa ameaça, os bancos convencionais para manter a competitividade começaram a adotar novas ferramentas como o internet banking, que pode ser instalado em aparelhos eletrônicos celulares, tablets e extensões para computadores ou até mesmo com acesso remoto online. Devido esse avanço tecnológico o estudo irá identificar e analisar os efeitos das transformações tecnológicas no contexto das principais instituições bancárias tradicionais brasileiras e como estas têm lidado com um novo nicho do mercado denominado como bancos digitais, objetivando igualmente comparar as vantagens e desvantagens que essas organizações propõem. Para o desenvolvimento deste trabalho será realizado pesquisa exploratória de caráter qualitativo, tendo como base principal a revisão bibliográfica. A transformação digital e a ascensão das fintechs e das instituições digitais estão a moldar o mercado bancário e a desafiar os bancos tradicionais a adaptarem-se às exigências dos clientes para uma experiência mais digital. Embora esta mudança tenha um impacto financeiro significativo, também proporciona oportunidades para melhorar o serviço ao cliente, aumentar a fidelidade do cliente e permanecer competitivo num mercado em constante evolução.
Abstract: Traditional banking institutions have had to adapt to maintain their market share and avoid losing ground to digital banks that have sought to offer increasingly modern and eficiente services to their clients, providing a range of conveniences and less bureaucratic access. In response to this threat, conventional banks, in order to sustain competitiveness, have begun to adopt new tools such as internet banking, which can be installed on electronic devices such as mobile phones, tablets, and computer extensions, or even accessed remotely online. Due to this technological advancement, the study aims to identify and analyze the effects of technological transformations in the context of the major Brazilian traditional banking institutions and how they have dealt with a new market niche known as digital banks. The objective is also to compare the advantages and disadvantages proposed by these organizations. For the development of this work, exploratory qualitative research will be conducted, with the main basis being a literature review. Digital transformation and the rise of fintech and digital institutions are shaping the banking market and challenging traditional banks to adapt to customer demands for a more digital experience. Although this change has a significant financial impact, it also provides opportunities to improve customer service, increase customer loyalty, and remain competitive in an ever-evolving market.
Palavras-chave: Bancos Digitais
Bancos Tradicionais
Tecnologia
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4066
Data do documento: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAE.pdftcae_Juliana de Souza Moura; Leila Rodrigues Barbosa, Matheus Mário da Costa Henrich e Regiane Cristina Batista747,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa.pdfAta de defesa_Juliana de Souza Moura; Leila Rodrigues Barbosa, Matheus Mário da Costa Henrich e Regiane Cristina Batista815,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_A EVOLUÇÃO DIGITAL DO MERCADO BANCÁRIO BRASILEIROtcc_Juliana de Souza Moura; Leila Rodrigues Barbosa, Matheus Mário da Costa Henrich e Regiane Cristina Batista.pdf628,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.