Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Laressa Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580134035324871pt_BR
dc.creatorMonteiro, Elizabeth Ribeiro Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832491341008076pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-26T03:26:20Z-
dc.date.available2019-05-26T03:26:20Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/405-
dc.description.abstractWhen we think about the participation of the family in the children's school life, we chose to develop this work with the purpose of disscut about how this participation occurs and how it contributes to the life of each individual. Family monitoring is very important at all times and positively affects selfesteem. When this happens, social, behavioral, and intellectual skills are encouraged and expanded. Hence our problem, which is to note the benefits that this accompaniment has in the school life of the students when the partnership becomes true. Therefore, it is justified to increase the number of papers on the subject, increasing the possibilities of creating awareness that bring the family and the school closer together. For this, we are based on authors such as Azevedo (2016), Silva (2010), Cavalcanti (1998), Dessen (2007), Oliveira (2010), among others, to develop a methodological research of bibliographic the information and data that will serve as the basis for the construction of the proposed research. What we perceive from the discussions are the excesses or absences of certain activities. The discussions made us understand that there is not only a single model that solves the general issues of school and family involvement in the upbringing of children, but the need to assess each case in a way that is consistent with reality methodologies and results.pt_BR
dc.description.resumoAo pensar sobre a participação da família na vida escolar dos filhos, optamos por desenvolver esse trabalho com o objetivo versar sobre como acontece essa participação e de que forma ela contribui na vida de cada indivíduo, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O acompanhamento da família é muito importante em todos os momentos e afeta positivamente a autoestima. Quando isso acontece, habilidades sociais, comportamentais e intelectuais são incentivadas e ampliadas. Daí surge o nosso problema, que é notar os benefícios que esse acompanhamento tem na vida escolar dos alunos quando a parceria se faz verdadeira. Sendo assim, justifica-se aumentar o número de trabalhos que versem sobre o assunto, aumentando as possibilidades de criação de consciência que aproximem a família e a escola. Para isso, fundamentamo-nos em autores, como Azevedo (2016), Silva (2010), Cavalcanti (1998), Dessen (2007), Oliveira (2010), entre outros, para desenvolver uma pesquisa metodológica de cunho bibliográfico, que tem como objetivo reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta. O que percebemos, a partir das discussões, são os excessos ou ausências de certas atividades. As discussões nos fizeram compreender que que não existe apenas um modelo único que resolva as questões em geral de participação da escola e família na educação dos filhos, mas a necessidade de se avaliara caso a caso, em consonância com a realidade, para se chegar a metodológicas e resultados mais adequados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizabeth Ribeiro Rocha Monteiro (2017112301630389@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-25T15:18:36Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Elizabeth Monteiro.pdf: 1688357 bytes, checksum: 9221fa78e4a8a2eac9277373a2de601a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T03:19:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Elizabeth Monteiro.pdf: 1688357 bytes, checksum: 9221fa78e4a8a2eac9277373a2de601a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T03:25:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Elizabeth Monteiro.pdf: 1688357 bytes, checksum: 9221fa78e4a8a2eac9277373a2de601a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-26T03:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Elizabeth Monteiro.pdf: 1688357 bytes, checksum: 9221fa78e4a8a2eac9277373a2de601a (MD5) Previous issue date: 2019-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamiliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ESCASSEZ E O EXCESSO DE ATENÇÃO FAMILIAR NO RENDIMENTO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Elizabeth Monteiro.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.