Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4050
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E ENFRENTAMENTO |
Autor(es): | Correia, Gabriele |
Primeiro Orientador: | Nunes, Lorena |
Primeiro Membro da Banca: | Morais, Elvis |
Segundo Membro da Banca: | Melo Filho, Fausto Faria de |
Resumo: | Ao longo da história, é possível observar diversas formas de lidar com questões relacionadas ao bem-estar emocional. Contemporaneamente, tabus e preconceitos acerca da saúde mental têm sido abandonados, discutindo-se cada vez mais sobre a prevenção de questões como ansiedade, depressão, Burnout, dentre outras. Um dos contextos potentes para executar ações preventivas que visem a construção do bem-estar emocional é o escolar. O presente artigo apresenta e discute uma experiência formativa, ocorrida no âmbito de um projeto de extensão, que buscou contribuir para prevenção, identificação e enfrentamento de questões relativas à saúde mental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade Itapaci – GO. São apresentados os resultados de dois encontros formativos, o primeiro junto a docentes de 6º a 9º ano, acerca de Síndrome de Burnout, e o segundo junto a estudantes do 9º ano, abordando a temática do desenvolvimento da inteligência socioemocional. São apresentadas contribuições para a literatura da área e também a nível prático, podendo inspirar novas iniciativas nesse âmbito. |
Abstract: | Throughout history, it is possible to observe different ways of dealing with issues related to emotional well-being. Nowadays, taboos and prejudices regarding mental health have been abandoned, with increasing discussions about the prevention of issues such as anxiety, depression, Burnout, among others. One of the powerful contexts for carrying out preventive actions aimed at building emotional well-being is at school. This article presents and discusses a training experience, which took place within the scope of an extension project, which sought to contribute to the prevention, identification and confrontation of issues related to mental health in a municipal school in the city of Itapaci – GO. The results of two training meetings are presented, the first with teachers from 6th to 9th year, about Burnout Syndrome, and the second with 9th year students, addressing the theme of the development of socio-emotional intelligence. Contributions are presented to the literature in the area and also at a practical level, which may inspire new initiatives in this field. |
Palavras-chave: | Saúde mental Psicologia Escolar Psicologia Educacional |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4050 |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Gabriele_de Lima Correia.pdf | 865,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.