Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jordão, Uiara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.creatorMartins, Maria Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335092878479724pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-26T02:53:03Z-
dc.date.available2019-03-30-
dc.date.available2019-05-26T02:53:03Z-
dc.date.issued2019-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThis article highlights, as a theoretical discussion, the importance of the use of technological resources, assistive technologies and the training of professionals to perform in inclusive education. Thus, the main objective of the work is to help edu-cators in the teaching-learning process for this public, so that they do not become excluded from the educational process. For this reason, it is necessary to develop skills to assure the use of resources effectively, ensuring the improvement of learning for students with disabilities. For the development of this research, it was important to consider what educational researchers have discussed about the tema, so it adopted a qualitative approach, since it was not intended to quantify the data, but to analyze them under the perspective of building new alternatives to work with students with disabilities, based on the conception that it is not only the disabled student that needs differentiated resources and materials. Teaching institutions need to opportunize acess to higher quality offer, level the feasibility and, above all, prepare all the individuals that make up this educational process, that involve students with some type of disability. In order to do so, we've discussed the historical survey of inclusion, the assistance of technology and assistive technology in the inclusive process and the suggestion of sites for EaD courses and activities for students with disabilities, aiming to contribute, assist and increase the number of works destinated for inclusive educators.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo ressalta, em forma de discussão teórica, sobre a importância da utiliza-ção dos recursos tecnológicos, das tecnologias assistivas e da formação do profissi-onal para atuação na educação inclusiva. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é o de auxiliar os educadores no processo ensino-aprendiza desse público, para que não se tornem excluídos do processo educacional. Por este motivo, torna-se necessário o desenvolvimento de habilidades para garantir a utilização dos recursos de forma eficaz, assegurando a melhoria da aprendizagem dos alunos com deficiência. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi importante levarmos em consideração o que pesquisadores da área da educação têm discutido sobre o tema, por isso adotou uma abordagem qualitativa, uma vez que não teve a pretensão de quantificar os dados, mas analisá-los sob a perspectiva de construção de novas alternativas para trabalhar com os alunos com deficiência, assentados na concepção de que não é somente o aluno com deficiência que necessita de recursos e materiais diferenciados. As instituições de ensino precisam oportunizar uma qualidade de oferta de mais qualidade, nivelar as exequibilidades e, sobretudo, preparar todos os indivíduos que compõem este processo educacional que envolvem os alunos com algum tipo de deficiência. Para tanto, fichamos e discutimos o levantamento histórico da inclusão, o auxílio da tecnologia e da tecnologia assistiva no processo inclusivo e na sugestão de sites de cursos EaD e atividades para alunos com deficiência, no almejo de contribuir, auxiliar e aumentar o número de trabalhos destinados aos educadores inclusivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Cristina Martins (2017112301630265@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-25T19:49:07Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_MariaMartins.pdf: 1551317 bytes, checksum: 970ea833985dcd25f9ca0669d94e8c49 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T02:52:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_MariaMartins.pdf: 1551317 bytes, checksum: 970ea833985dcd25f9ca0669d94e8c49 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-05-26T02:52:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_MariaMartins.pdf: 1551317 bytes, checksum: 970ea833985dcd25f9ca0669d94e8c49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-26T02:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_MariaMartins.pdf: 1551317 bytes, checksum: 970ea833985dcd25f9ca0669d94e8c49 (MD5) Previous issue date: 2019-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAS TECNOLOGIAS E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_MariaMartins.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.