Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4003
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O DESAFIO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Umezu, Palloma de Sousa
Primeiro Orientador: França, Marcela Dias
Primeiro Membro da Banca: Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
Segundo Membro da Banca: Burger, Marcela Carmen de Melo
Resumo: O Ensino Fundamental compreende uma das etapas da Educação Básica, sendo essa dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio, portanto nesta etapa atende-se alunos entre 6 e 14 anos, crianças e adolescentes, em decorrência disto divide-se o Ensino Fundamental em Anos Iniciais, do 1º ano ao 5º ano, e Anos Finais, do 6º ao 9º ano. Assim, teve-se segmentá-lo em Áreas do conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, que desenvolvem a formação do discente, no entanto possuem suas particularidades. Desse modo, as Ciências Naturais propõe-se a permitir o acesso dos conhecimentos científicos para desenvolver uma perspectiva diferente sobre seu cotidiano aspirando aprimorar o exercício de sua cidadania, então elaborar situações de aprendizagem que estimulem a curiosidade científica para viabilizar o estabelecimento de problemas, análises, comunicação e resoluções. Portanto, o estudo apresentado foi a partir da observação do projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia, que tem como propósito possibilitar que o processo de ensino e aprendizagem ocorra a partir de experiências de aprendizagem, então desenvolve-se do 1º ano ao 5º ano com cinco eixos diferentes, sendo esses Produção de Mudas, Produção de Alimentos, Educação Ambiental, Produção de Histórias em quadrinhos e Práticas Científicas. Relatando assim, a experiência de uma aula realizada no eixo de Práticas Científicas executada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano no Campus Ceres. Nesse sentido, o entusiasmo dos alunos durante a aula pode ser notado a partir da quantidade de perguntas e envolvimento durante a realização da prática experimental, não obstante, verifica- se a contribuição deste projeto em auxiliar a alfabetização científica e estimular o pensamento crítico dos alunos, do 1º ao 5º ano, e na formação do licenciando no planejamento de aulas práticas e valorização de situações lúdicas para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Elementary Education comprises one of the stages of Basic Education, which is divided into Early Childhood Education, Elementary Education and High School, therefore in this stage students between 6 and 14 years old, children and adolescents are served, as a result of which Education is divided into Fundamental in Initial Years, from the 1st year to the 5th year, and Final Years, from the 6th to the 9th year. Thus, it was segmented into Areas of knowledge, such as Languages, Mathematics, Natural Sciences, Human Sciences and Religious Education, which develop the student's training, but have their own particularities. In this way, Natural Sciences proposes to allow access to scientific knowledge to develop a different perspective on their daily lives, aspiring to improve the exercise of their citizenship, then to develop learning situations that stimulate scientific curiosity to enable the establishment of problems, analyzes , communication and resolutions. Therefore, the study presented was based on the observation of the Caminhos da Ciência e Tecnologia project, which aims to enable the teaching and learning process to occur from learning experiences, so it develops from the 1st year to the 5th year with five different axes, these being Seedling Production, Food Production, Environmental Education, Comic Book Production and Scientific Practices. Thus, reporting the experience of a class held in the Scientific Practices axis carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás on Campus Ceres. In this sense, the students' enthusiasm during the class can be noticed from the number of questions and involvement during the experimental practice, however, the contribution of this project in helping scientific literacy and stimulating students' critical thinking can be seen. , from the 1st to the 5th year, and in the training of undergraduate students in planning practical classes and valuing playful situations to contribute to the teaching and learning process.
Palavras-chave: Experimentação
Alfabetização Científica
Educação
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4003
Data do documento: 21-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Palloma de Sousa Umezu.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.