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Tipo: Dissertação
Título: GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIADO POR RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO YOUTUBE
Autor(es): Marcelino, Priscila Nascimento
Primeiro Orientador: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Resumo: A pesquisa abordou a problemática de avaliar o potencial do YouTube como uma ferramenta de ensino no contexto do ensino de História, especificamente no que diz respeito a questões de gênero e sexualidade. O objetivo principal foi identificar como a plataforma pode enriquecer o ensino de História nessa esfera específica. O estudo incluiu uma análise aprofundada do conteúdo disponível no YouTube relacionado a gênero e sexualidade no ensino de História, destacando a escassez de recursos diretamente aplicáveis em aulas do ensino médio. Em vez disso, os materiais se revelaram mais adequados para preparação de aulas e formação dos professores. A pesquisa ressalta a importância de incorporar discussões sobre gênero e sexualidade no currículo de História. Essa abordagem permite a exposição de aspectos históricos de opressão, discriminação e resistência, contribuindo para que os estudantes compreendam as complexas dinâmicas sociais e desenvolvam pensamento crítico. Além disso, a inclusão desses temas no currículo escolar é fundamental para promover o respeito à diversidade e para construir uma sociedade mais igualitária e respeitosa. O estudo também incorpora entrevistas com professoras de História do ensino médio da rede pública de Pires do Rio, Goiás, com o intuito de compreender suas perspectivas sobre o tema. A análise dessas entrevistas foi realizada de acordo com a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional inovador, composto por vídeos e um guia didático. Esses recursos foram projetados especificamente para auxiliar os professores a abordarem gênero e sexualidade em suas aulas de História, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos em uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Em suma, a pesquisa realça a relevância de promover o debate sobre gênero e sexualidade no ensino de História, enquanto evidencia a necessidade de um maior destaque para esses temas nos documentos curriculares brasileiros, especialmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: The research addressed the issue of evaluating the potential of YouTube as an educational tool in the context of history education, specifically concerning gender and sexuality. The main objective was to identify how the platform can enhance history education in this specific area. The study included an in-depth analysis of the content available on YouTube related to gender and sexuality in history education, highlighting the scarcity of resources directly applicable in high school classes. Instead, the materials proved more suitable for lesson preparation and teacher training. The research emphasizes the importance of incorporating discussions about gender and sexuality into the history curriculum. This approach allows for the exploration of historical aspects of oppression, discrimination, and resistance, contributing to students' understanding of complex social dynamics and fostering critical thinking. Furthermore, the inclusion of these topics in the school curriculum is essential for promoting respect for diversity and building a more egalitarian and respectful society. The study also incorporates interviews with high school history teachers from the public schools in Pires do Rio, Goiás, with the aim of understanding their perspectives on the subject. The analysis of these interviews was conducted following Bardin's Content Analysis methodology (1977). As a result of the research, an innovative educational product was developed, consisting of videos and a teaching guide. These resources were specifically designed to assist teachers in addressing gender and sexuality in their history classes, thus contributing to the education of more aware and critical citizens in a more inclusive and respectful society. In summary, the research highlights the importance of promoting the discussion of gender and sexuality in history education while underscoring the need for greater emphasis on these topics in Brazilian curriculum documents, especially in the National Common Curricular Base (BNCC).
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Ensino de História
REDs
YouTube
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3953
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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