Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.creatorSilva, Rayanne-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8709197082878907pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-20T11:28:58Z-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-20T11:28:58Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3951-
dc.description.abstractThe solution to environmental problems has been considered increasingly urgent and this depends on the relationship established between human beings and the Environment, both in the individual and collective dimensions. Among the various environmental problems faced by society, pollution caused by poor solid waste management is one of them. With this, Environmental Education presents itself as a tool with the aim of developing in individuals and the community social values, knowledge, skills, attitudes, and competencies aimed at conserving the environment. In view of this, the objective of this research was centered on understanding students' perception of the Environment and solid waste management, and from there, building, applying, adjusting and evaluating a board game for the students and teachers to be used as a methodology learning, both in and outside the classroom. This dissertation, in addition to the Introduction, is divided into 3 chapters. In chapter 2, there is the study of students' perception of the Environment and solid waste. In chapter 3, there is the application and evaluation of the board game by students and teachers in the 5th year of elementary school I at the José Pinto de Menezes Integrated Unit in the municipality of São Raimundo das Mangabeiras in the State of Maranhão. And finally, in chapter 4, there is the presentation with details of the Educational Product “Waste in Action”. Given the above, it was possible to fulfill the research objective, building a board game as a pedagogical tool, based on the students' perception, with the aim of facilitating teaching-learning on the theme of Environmental Education through solid waste.pt_BR
dc.description.resumoA solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente e isto depende da relação que se estabelece entre ser humano e Meio Ambiente, tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Entre os vários problemas ambientais enfrentados pela sociedade, a poluição pelo mau gerenciamento dos resíduos sólidos é um deles. Com isto, a Educação Ambiental se apresenta como uma ferramenta no intuito de desenvolver nos indivíduos e na coletividade, valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Diante disto, o objetivo desta pesquisa esteve centrado em conhecer a percepção de Meio Ambiente e do gerenciamento de resíduos sólidos dos estudantes, e, a partir daí, construir, aplicar, ajustar e avaliar um jogo de tabuleiro pelos alunos e professores para utilização como metodologia de aprendizagem em sala de aula e fora dela. Esta dissertação, além da Introdução, está dividida em 3 capítulos. No capítulo 2, está o estudo da percepção dos estudantes sobre Meio Ambiente e resíduos sólidos. No capítulo 3, encontra-se a aplicação e avaliação do jogo de tabuleiro pelos alunos e professoras do 5° ano do ensino fundamental I da Unidade Integrada José Pinto de Menezes no município de São Raimundo das Mangabeiras no Estado do Maranhão. E, por fim, no capítulo 4, há a apresentação com detalhes do Produto Educacional “Resíduos em Ação”. Diante do exposto, foi possível cumprir com o objetivo da pesquisa, construir um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica a partir da percepção dos estudantes, com o intuito de facilitar o ensino-aprendizagem na temática da Educação Ambiental por meio dos resíduos sólidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rayanne Lopes dos Santos Silva (rayanne.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-10-19T20:30:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rayanne_out_OFICIAL.pdf: 3644469 bytes, checksum: b096f1e17d5d29060538c40e78f6ed8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-20T10:41:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rayanne_out_OFICIAL.pdf: 3644469 bytes, checksum: b096f1e17d5d29060538c40e78f6ed8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-20T11:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rayanne_out_OFICIAL.pdf: 3644469 bytes, checksum: b096f1e17d5d29060538c40e78f6ed8b (MD5) Previous issue date: 2023-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL: JOGANDO LIMPO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Rayanne Lopes dos Santos Silva.pdfEDUCAÇÃO AMBIENTAL: jogando limpo com os resíduos sólidos no Ensino Fundamental3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.