Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3940
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O CERRADO E SUAS COMUNIDADES TRADICIONAIS: IMPACTOS E A PERCEPÇÃO ESTUDANTIL RELACIONADA A ESSES ASPECTOS
metadata.dc.creator: Cerqueira, Eduardo Bahia
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedroso, Leonardo Batista
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Siqueira, Ana Paula Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, André Luis Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cahves Filho, Jales Teixeira
metadata.dc.description.resumo: O Cerrado se destaca por sua biodiversidade e abrangência, sendo considerado o segundo maior bioma da América do Sul. Tendo em vista toda a sua importância para a comunidade biológica que ele agrega, aos biomas que o circundam e aos grupos sociais (ribeirinhos, quilombolas e indígenas) que dependem diretamente de seus recursos, torna-se imprescindível informar e sensibilizar a sociedade a respeito de suas riquezas e práticas mais adequadas para que os mesmos possam ser conservados. Considerando a enorme carência de informações a respeito não somente da degradação do Cerrado, mas de sua comunidade e biodiversidade, esse trabalho propõe a Educação Ambiental como um instrumento de grande valor nesse contexto e o ambiente escolar como o local mais apropriado para se iniciar esse processo, pois possui uma função de elevada importância no que diz respeito à assimilação de conceitos científicos pelo indivíduo e que normalmente não estão acessíveis no meio em que ele vive. Contrariando o que vemos na lei, percebemos que a Educação Ambiental não está inserida como deveria no ambiente escolar, em se tratando de mostrar as riquezas que ainda existem no Cerrado para os nossos alunos, o que existiu e não existe mais e, muito mais importante, quais medidas podem ser tomadas para conservar o que restou. Essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento de alunos do 3º ano do ensino médio, em unidades de ensino militares da rede estadual da cidade de Goiânia, sobre aspectos socioambientais do Cerrado e, dessa forma, contribuir com informações indispensáveis sobre os mesmos, com o intuito de despertar nos jovens atitudes e comportamentos que promovam uma maior conscientização, visando uma valorização dos aspectos elencados, visando uma maior proteção e conservação dos recursos naturais do bioma. A primeira etapa da pesquisa teve cunho investigativo, constituída de um levantamento bibliográfico sobre os aspectos explorados no trabalho, aliada à confecção e aplicação de um questionário junto aos alunos das unidades selecionadas, com o objetivo de verificar a possível carência desses conhecimentos pelos alunos. A segunda etapa apresentou aspectos informativos, com a finalidade de atualizar e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o Cerrado, seus recursos, comunidades e impactos envolvidos, utilizando dessa forma a Educação Ambiental, no sentido de propiciar uma maior sensibilização dos jovens quanto a medidas de preservação e conservação do bioma, com a realização de exposições dos aspectos inerentes ao trabalho por meio de conversas junto aos alunos e a apresentação de slides e vídeos relacionados ao tema. Através dos resultados obtidos com a pesquisa e o diagnóstico realizado junto aos colégios participantes, foi possível evidenciar os impactos sofridos pelo bioma e suas comunidades, bem como a deficiência de conhecimentos fundamentais por nossos alunos sobre os mesmos, constatando a necessidade de políticas que implementem a Educação Ambiental em nossas escolas e promovam a valorização do Cerrado e das comunidades que usufruem de forma sustentável os seus recursos.
Abstract: The Cerrado stands out for its biodiversity and scope, being considered the second largest biome in South America. In view of all its importance for the biological community that it aggregates, the biomes that surround it and the social groups (ribeirinhos, quilombolas and indigenous peoples) who depend directly on their resources, it is essential to inform and sensitize society about their riches and the most appropriate practices so that they can be conserved. Considering the huge lack of information about not only the degradation of the Cerrado, but its community and biodiversity, this work proposes Environmental Education as an instrument of great value in this context and the school environment as the most appropriate place to start this process. , as it has a highly important function with regard to the assimilation of scientific concepts by the individual and which are normally not accessible in the environment in which he lives. Contradicting what we see in the law, we realize that Environmental Education is not inserted as it should be in the school environment, when it comes to showing the riches that still exist in the Cerrado for our students, what existed and no longer exists and, much more important , what measures can be taken to conserve what is left. This research aimed to diagnose the level of knowledge of students in the 3rd year of high school, in military teaching units of the state network in the city of Goiânia, about socio-environmental aspects of the Cerrado and, in this way, contribute with indispensable information about them, with the aim of awakening in young people attitudes and behaviors that promote greater awareness, aiming at valuing the listed aspects, aiming at greater protection and conservation of the natural resources of the biome. The first stage of the research had an investigative nature, consisting of a bibliographic survey on the aspects explored in the work, combined with the preparation and application of a questionnaire with the students of the selected units, with the objective of verifying the possible lack of this knowledge by the students. The second stage presented informative aspects, with the purpose of updating and expanding the students' knowledge about the Cerrado, its resources, communities and impacts involved, thus using Environmental Education, in the sense of providing a greater awareness of young people regarding measures of preservation and conservation of the biome, with expositions of the aspects inherent to the work through conversations with the students and the presentation of slides and videos related to the theme. Through the results obtained from the research and the diagnosis carried out with the participating schools, it was possible to highlight the impacts suffered by the biome and its communities, as well as the lack of fundamental knowledge by our students about them, noting the need for policies that implement the Environmental Education in our schools and promote the appreciation of the Cerrado and the communities that sustainably use its resources.
Keywords: Povos do Cerrado
Impactos socioambientais
Biodiversidade
Conservação
Educação Ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3940
Issue Date: 5-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação atualizada Eduardo PPG-CRENAC outubro.pdf3,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.