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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1França, Heyde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1651485688533494pt_BR
dc.contributor.referee1Belo Filho, Marcio Antônio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986077475580390pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Douglas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8621490090221615pt_BR
dc.creatorMenezes, Marcyhel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292426802121727pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T16:41:47Z-
dc.date.available2023-10-09T16:41:47Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3939-
dc.description.abstractTraffic in urban areas is one of the challenges of contemporary society. Increase constant number of vehicles, creates an environment conducive to accidents and congestion. In this scenario, the development of autonomous cars appears as a potentially revolutionary solution to improve road safety and optimize urban mobility. This work describes an approach to enable autonomous cars to travel in environments with obstacles, combining Deep Neural Networks and Genetic Algorithms. The goal is to develop an autonomous driving system that can learn to take decisions based on sensory information from the environment. A virtual environment was created to train autonomous cars using simulation scenarios with obstacles. The application of genetic algorithms optimized the process of training, allowing the neural network to adapt to different obstacle conditions. The results of the experiments demonstrated remarkable progress in autonomous driving. The integration of neural networks and genetic algorithms has enabled the self-driving car navigate with greater safety, anticipation and agility, minimizing the risk of collisions and optimizing driving efficiency. The approach results in steering systems autonomous vehicles more efficient and safe, contributing to the evolution of the field of mobility and road safety.pt_BR
dc.description.resumoO trânsito nas áreas urbanas é um dos desafios da sociedade contemporânea. O aumento constante do número de veículos, cria um ambiente propício para acidentes e congestionamentos. Nesse cenário, o desenvolvimento de carros autônomos surge como uma solução potencialmente revolucionária para melhorar a segurançaa nas estradas e otimizar a mobilidade urbana. Este trabalho descreve uma abordagem para capacitar carro autônomos a trafegar em ambientes com obstáculos, combinando Redes Neurais Profundas e Algoritmos Genéticos. O objetivo é desenvolver um sistema de direção autônoma que possa aprender a tomar decisões baseadas em informações sensoriais do ambiente. Um ambiente virtual foi criado para treinar carros autônomos usando a simulação de cenários com obstáculos. A aplicação de algoritmos genéticos otimizou o processo de treinamento, permitindo que a rede neural se adaptasse a diferentes condições de obstáculos. Os resultados dos experimentos demonstraram um progresso notável na condução autônoma. A integração de redes neurais e algoritmos genéticos permitiu que o carro autônomo navegassem com maior segurança, antecipação e agilidade, minimizando riscos de colisões e otimizando a eficiência na condução. A abordagem resulta em sistemas de direção autônoma mais eficientes e seguros, contribuindo para a evolução do campo da mobilidade e da segurança nas estradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcyhel da Silva Menezes (marcyhel.menezes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-10-05T21:59:56Z No. of bitstreams: 1 TCC_Marcyhel_final.pdf: 983768 bytes, checksum: 1dff5e088d1b3017f62be956b2d56da7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado MARCYHEL informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta a folha de aprovação tem que estar assinada por todos os membros da banca. -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; on 2023-10-06T17:07:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcyhel da Silva Menezes (marcyhel.menezes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-10-06T18:12:55Z No. of bitstreams: 3 TCC_Marcyhel_final.pdf: 983768 bytes, checksum: 1dff5e088d1b3017f62be956b2d56da7 (MD5) AtaMarchyel.pdf: 192021 bytes, checksum: 88e78fea93db566d5392e32567b0189c (MD5) termo_de_autorizacao_assinados.pdf: 156331 bytes, checksum: 179deb580ed25673bbce4ae9d5f65b6c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-09T16:41:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_Marcyhel_final.pdf: 983768 bytes, checksum: 1dff5e088d1b3017f62be956b2d56da7 (MD5) AtaMarchyel.pdf: 192021 bytes, checksum: 88e78fea93db566d5392e32567b0189c (MD5) termo_de_autorizacao_assinados.pdf: 156331 bytes, checksum: 179deb580ed25673bbce4ae9d5f65b6c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-09T16:41:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_Marcyhel_final.pdf: 983768 bytes, checksum: 1dff5e088d1b3017f62be956b2d56da7 (MD5) AtaMarchyel.pdf: 192021 bytes, checksum: 88e78fea93db566d5392e32567b0189c (MD5) termo_de_autorizacao_assinados.pdf: 156331 bytes, checksum: 179deb580ed25673bbce4ae9d5f65b6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T16:41:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC_Marcyhel_final.pdf: 983768 bytes, checksum: 1dff5e088d1b3017f62be956b2d56da7 (MD5) AtaMarchyel.pdf: 192021 bytes, checksum: 88e78fea93db566d5392e32567b0189c (MD5) termo_de_autorizacao_assinados.pdf: 156331 bytes, checksum: 179deb580ed25673bbce4ae9d5f65b6c (MD5) Previous issue date: 2023-09-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes Neuraispt_BR
dc.subjectAlgorítmo genéticopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
dc.titleREDES NEURAIS PROFUNDAS E ALGORITMOS GENÉTICOS: ESTUDO DE CASO: TREINAMENTO DE CARROS AUTONOMOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

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TCC_Marcyhel_final.pdf960,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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