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metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO MÉDIO: A LINGUÍSTICA TEXTUAL COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA
metadata.dc.creator: Santos, Kyvy Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Vanessa
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como temática a produção de textos, mais especificamente os dissertativos-argumentativos como preparatórios para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tem-se como objetivo geral analisar os motivos que levam alunos da 3ª série do Ensino Médio a produzirem textos que não recebem avalição compatível com o esperado em bancas como o Enem. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fazendo uso de autores que discutem como a Linguística Textual pode auxiliar na tessitura de textos mais eficazes, como Serafini (1992), Possenti (2011), Marcuschi (2008; 2012), Geraldi (2001; 2004; 2011) e Koch (2004, 2017, 2020). Dividimos esta pesquisa em três etapas. A primeira tratou-se da Pesquisa Bibliográfica, que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Na segunda etapa, realizamos uma Revisão da Literatura de possíveis produtos educacionais, dissertações e teses que já produzidas com a mesma temática. Na terceira, foi aplicada a Pesquisa de Campo no formato Estudo de Caso. Esta última subdividiu-se em três momentos: aplicação do Questionário Inicial; pesquisa na Escola Campo com a oferta de um Curso de Produção Textual (Aulas, exercícios, feedbacks, observações e os textos dissertativo-argumentativos produzidos pelos alunos); e produção e avaliação do Produto Educacional. A pesquisa se deu em uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Morrinhos, estado de Goiás, Brasil. Participaram dela sete alunas da 3ª Série do Ensino Médio. Ela se justifica pela necessidade de ampliar os horizontes do ensino-aprendizagem de produção textual, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades da escrita de textos do gênero dissertativo-argumentativo no Ensino Médio. Além disso, elaborou-se um conjunto de sequências didáticas que proporcionaram a ampliação do aprendizado dos participantes na produção do gênero dissertativo-argumentativo texto, contemplando as principais dificuldades encontradas durante o contexto analisado, para servir de recurso pedagógico para professores e de subsídio para os alunos. Como resultados, obteve-se progresso na elaboração do gênero nos simulados propostos no que tange à estruturação do texto – periodização e paragrafação – em consonância com o gênero e adequação da coesão e coerência textual. Chegou-se à conclusão, com a análise do questionário final, que o Curso de Produção Textual é um auxílio para o desenvolvimento das habilidades relacionadas à produção do texto dissertativo-argumentativo para alunos da 3ª série do ensino médio. Palavras chave: Produção de Texto dissertativo-argumentativo. Redação. Exame Nacional do Ensino Médio. Cidadania.
Abstract: The present dissertation has as its theme the production of texts, more specifically argumentative-dissertative essays as preparation for the Essay Writing section of the National High School Exam (Enem). The overall objective is to analyze the reasons why 3rd grade high school students produce texts that do not receive an evaluation compatible with what is expected in examination boards such as the Enem. To achieve this objective, a bibliographic research was carried out using authors who discuss how text production and Textual Linguistics can assist in the weaving of more coherent texts, such as Serafini (1992), Possenti (2011), Marcuschi (2008; 2012), Geraldi (2001; 2004; 2011) and Koch (2004, 2017, 2020). We divided this research into three stages. The first is the Bibliographic Research, which is developed from already elaborated material, mainly consisting of books and scientific articles. In the second stage, we carried out a Literature Review of possible educational products, dissertations and theses that were already produced on the same theme. In the third, the Field Research was applied in the Case Study format. The latter is subdivided into three moments: application of the Initial Questionnaire; research in the Field School with the offer of a Textual Production Course (Classes, exercises, feedback, observations and the argumentative essays produced by the students); and production and evaluation of the Educational Product. The research was carried out in a state public school in the municipality of Morrinhos, state of Goiás, Brazil. Seven 3rd grade high school students participated. This research is justified by the need to broaden the horizons of teaching-learning of textual production, to assist in the development of writing skills in high school texts. In addition, a set of didactic sequences was developed that provided an expansion of the participants' learning in text production, covering the main difficulties encountered during the analyzed context, to serve as a pedagogical resource for teachers and as a subsidy for students. As results, progress was made in the elaboration of the essays in the proposed simulations regarding the structuring of the text - periodization and paragraphing - in accordance with the genre and adequacy of textual cohesion and coherence. It was concluded, with the analysis of the final questionnaire, that the Textual Production Course provides assistance in the development of the skills related to argumentative essay writing for 3rd grade high school students. Keywords: Argumentative essay. Writing. National High School Exam. Citizenship.
Keywords: Produção de Texto dissertativo-argumentativo. Redação. Exame Nacional do Ensino Médio. Cidadania.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3937
Issue Date: 4-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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