Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Belo Filho, Márcio Antônio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986077475580390pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, André da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4081160471474939pt_BR
dc.contributor.referee2Cedrim, Douglas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8621490090221615pt_BR
dc.contributor.referee3Belo Filho, Márcio Antônio Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986077475580390pt_BR
dc.creatorClaudio, Thiago Rafael Mariotti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6437366375818346pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T18:33:27Z-
dc.date.available2024-01-01-
dc.date.available2023-09-04T18:33:27Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3916-
dc.description.abstractThe generation of class schedules is an extremely complex and challenging task for all educational institutions, due to the combinatorial explosion of scheduling possibilities for teachers, classes, rooms, labs and other resources. In an Instituto Federal, such as IF Goiano - Rio Verde Campus, this task is compounded by the fact that: teachers have extensive and dispersed workloads across various courses; the vertical education system promoted by these institutions allows for classes at different levels of courses (technical courses, undergraduate, and postgraduate programs); and the sharing of resources such as classrooms, laboratories, and equipment. To aid in this administrative task, the use of computational tools for decision-making is justified, alleviating the human factor. From this pretext arises the research, which demonstrates promising results through a constructive heuristic that aims primarily to generate feasible schedules, followed by seeking improvements using the fix-and-optimize method. The constructive heuristic orders the disciplines through distinct rules and allocates them to generate new solutions, while respecting constraints of time conflicts. The local search is provided by a fix-and-optimize heuristic, in which some classes are fixed while classes from the same course are rearranged, allowing for consistent improvements. This work contributes to the advancement of Operations Research in the context of timetable generation, providing an efficient, flexible, and competitive alternative for creating class schedules at Instituto Federal Goiano, Rio Verde Campus. It is hoped that the final results of this research can positively impact academic management and facilitate the process of schedule planning.pt_BR
dc.description.resumoA geração de quadro de horários de aulas é uma tarefa extremamente complexa e desafiadora para todas as instituições de ensino, devido à explosão combinatorial de possibilidades de agendamentos para professores, turmas, salas, laboratórios e outros recursos. Em um Instituto Federal, como o IF Goiano - Campus Rio Verde, tal tarefa acresce dos pesos de que: os professores possuem carga horária extensa e dispersa em vários cursos; o ensino verticalizado promovido por essas instituições permite aulas a diferentes níveis de cursos (técnicos de nível médio, graduações e pós-graduações de nível superior); compartilhamento de recursos como salas, laboratórios e equipamentos para diversas turmas. Para o auxílio de tal tarefa administrativa, justifica-se o uso de ferramentas computacionais na tomada de decisões, aliviando o fator humano. Desse pretexto surge a pesquisa, que demonstra resultados promissores por meio de uma heurística construtiva, que visa primariamente gerar horários factíveis, para logo em seguida buscar por melhorias utilizando o método fix-and-optimize. A heurística construtiva ordena as disciplinas por meio de regras distintas e as aloca gerando novas soluções, respeitando restrições de conflito de horários. A busca local é do tipo fix-and-optimize, onde turmas são fixadas enquanto turmas do mesmo curso são reconstruídas, o que permite melhorias consistentes. Este trabalho contribui para o avanço da Pesquisa Operacional no contexto da geração de quadros de horário, fornecendo uma alternativa eficiente, flexível e competitiva para a elaboração de quadros de horários de aulas no Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Espera-se que os resultados finais dessa pesquisa possam impactar positivamente a gestão acadêmica e facilitar o processo de planejamento de horários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Rafael Mariotti Claudio (thiago.mariotti@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-09-04T14:01:50Z No. of bitstreams: 1 tcc_Thiago Mariotti.pdf: 1892997 bytes, checksum: bbefc90e32849317eec1cc50e463dc4b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-04T18:32:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Thiago Mariotti.pdf: 1892997 bytes, checksum: bbefc90e32849317eec1cc50e463dc4b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-04T18:33:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Thiago Mariotti.pdf: 1892997 bytes, checksum: bbefc90e32849317eec1cc50e463dc4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-04T18:33:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Thiago Mariotti.pdf: 1892997 bytes, checksum: bbefc90e32849317eec1cc50e463dc4b (MD5) Previous issue date: 2023-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABDULLAH, S. et al. A hybrid metaheuristic approach to the university course timetabling problem. Journal of Heuristics, v. 18, n. 1, p. 1–23, Feb 2012. ISSN 1572-9397. Citado na página 1. ALBA, E.; LUQUE, G.; NESMACHNOW, S. Parallel metaheuristics: Recent advances and new trends. International Transactions in Operational Research, v. 20, p. 1–48, 1 2013. ISSN 09696016. Citado na página 6. ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional: Para cursos de engenharia. Elsevier Brasil, 2015. ISBN 9788535281835. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id= aZbpCgAAQBAJ>. Citado 2 vezes nas páginas 1 e 4. BETTINELLI, A. et al. An overview of curriculum-based course timetabling. [S.l.: s.n.], 2015. v. 23. 313-349 p. ISSN 18638279. ISBN 1175001503641. Citado na página 5. BIANCHI, L. et al. A survey on metaheuristics for stochastic combinatorial optimization. Natural Computing, v. 8, p. 239–287, 2009. ISSN 15677818. Citado na página 6. BLUM, C.; ROLI, A. Metaheuristics in combinatorial optimization: Overview and conceptual comparison. ACM Comput. Surv., v. 35, p. 268–308, 01 2001. Citado na página 6. BURKE, E. Automated University Timetabling: The State of the Art. The Computer Journal, v. 40, n. 9, p. 565–571, sep 1997. ISSN 0010-4620. Citado na página 1. De Werra, D. An introduction to timetabling. European Journal of Operational Research, v. 19, n. 2, p. 151–162, 1985. ISSN 0377-2217. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0377221785901675>. Citado 2 vezes nas páginas 3 e 4. DEVESSE, V.; SANTOS, M.; TOLEDO, C. Fairness in physician scheduling problem in emergency rooms. v. 1, p. 12, 01 2017. Citado na página 8. DORNELES, A.; de Araújo, O.; BURIOL, L. A fix-and-optimize heuristic for the high school timetabling problem. Computers & Operations Research, v. 52, p. 29–38, 2014. ISSN 0305-0548. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0305054814001816>. Citado na página 7. EZUGWU, A. et al. Metaheuristics: a comprehensive overview and classification along with bibliometric analysis. Artificial Intelligence Review, Springer Science and Business Media B.V., v. 54, p. 4237–4316, 8 2021. ISSN 15737462. Citado na página 7. GASPERO, L. D.; SCHAERF, A.; MCCOLLUM, B. The second international timetabling competition (itc-2007): Curriculum-based course timetabling (track 3) — preliminary presentation —. Association for the Advancement of Artificial Intelligence (www.aaai.org), p. 1–12, 2007. Citado na página 5. GOTLIEB, C. The construction of class-teacher time-tables. In: IFIP Congress. [S.l.: s.n.], 1962. Citado na página 3. Referências 31 GOZALI, A.; FUJIMURA, S. Solving university course timetabling problem using multi-depth genetic algorithm: Solving uctp using mdga. SHS Web of Conferences, v. 77, p. 01001, 01 2020. Citado na página 3. GROSS, J.; YELLEN, J.; ZHANG, P. Handbook of Graph Theory, Second Edition. 2nd. ed. [S.l.]: Chapman & Hall/CRC, 2013. ISBN 1439880182. Citado na página 3. JR, I. S. et al. Metodologia heur ́Istica construtiva para aloca ç ão de bancos de capacitores em sistemas de distribui ç ão de energia elétrica. v. 19, p. 72–79, 3 2008. Citado na página 6. KIEFER, A.; HARTL, R.; SCHNELL, A. Adaptive large neighborhood search for the curriculum-based course timetabling problem. Annals of Operations Research, Springer US, v. 252, p. 255–282, 2017. ISSN 15729338. Citado na página 5. KOULAMAS, C. A new constructive heuristic for the flowshop scheduling problem. European Journal of Operational Research, v. 105, n. 1, p. 66–71, February 1998. Disponível em: <https://ideas.repec.org/a/eee/ejores/v105y1998i1p66-71.html>. Citado na página 6. MOREIRA, J.; COLNAGO, G.; COLOMBO, J. Otimização de grade de horários de professores e disciplinas do ifsp - cbt: Refinamento das soluções por penalizações na função objetivo. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, p. 12, 2019. Citado na página 8. NEWELL, A.; SIMON, H. Computer science as empirical inquiry: symbols and search. Commun. ACM, v. 19, p. 113–126, 1976. Citado na página 5. PEARL, J. Heuristics: Intelligent search strategies for computer problem solving. 1 1984. Disponível em: <https://www.osti.gov/biblio/5127296>. Citado na página 5. PETROVIC, S.; BURKE, E. University timetabling. In: . [S.l.: s.n.], 2004. Citado na página 1. RASEONYANA, W.; ANDERSON, G.; NKGAU, T. Cost implications for an in-house university timetabling system. In: NJENGA, K. (Ed.). Proceedings of 4th International Conference on the Internet, Cyber Security and Information Systems 2019. EasyChair, 2019. (Kalpa Publications in Computing, v. 12), p. 281–289. ISSN 2515-1762. Disponível em: <https://easychair.org/publications/paper/HXPD>. Citado na página 2. REZAEIPANAH, A.; MATOORI, S.; AHMADI, G. A hybrid algorithm for the university course timetabling problem using the improved parallel genetic algorithm and local search. Applied Intelligence, v. 51, 01 2021. Citado na página 1. RUDOVá, H.; MURRAY, K. University course timetabling with soft constraints. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), v. 2740, p. 310–328, 2003. ISSN 16113349. Citado na página 8. SAVINIEC, L. Models and algorithms for high school timetabling problems. 157 p. Tese (Doutorado) — Universidade de São Paulo, 1 2018. Citado na página 4. SCHAERF, A. A survey of automated timetabling. Artificial Intelligence Review 1999 13:2, Springer, v. 13, p. 87–127, 1999. ISSN 1573-7462. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1023/A:1006576209967>. Citado na página 4.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadro de horário de aulapt_BR
dc.subjectFix-And-Optmizept_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MATEMATICA SIMBOLICApt_BR
dc.titleELABORAÇÃO DE QUADROS DE HORÁRIOS DE AULAS PARA O INSTITUTO FEDERAL GOIANO: UMA ABORDAGEM HEURÍSTICApt_BR
dc.title.alternativeDeveloping class timetables for the Federal Institute of Goiano: an heuristic approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thiago Mariotti.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.