Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.creatorSIlva, Rafaella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8172162608109188pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T17:44:39Z-
dc.date.available2023-08-29-
dc.date.available2023-09-04T17:44:39Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3913-
dc.description.abstractThe right to work involves considerable positive aspects that guarantee the maintenance of life and contribution to society. With regard to people with disabilities PwD and work, there are some challenges that can result in the lack of inclusion and insertion of PwD in the labor market. For this reason, this research sought to explore the issue of how the issue of people with disabilities is addressed in bachelor's degree courses in administration and whether the PPCs of these courses provide for work with PwD. The general objective was to carry out a systematic review of the Pedagogical Projects of the Bachelor of Administration Courses (PPCs) offered at the Instituto Federal Goiano, seeking to understand how the theme of people with disabilities in the labor market has been offered in the curricular disciplines of these courses. To achieve this objective, a survey of data was carried out on the literature of people with disabilities, and mapping of the presence of themes that address the theme of people with disabilities in the labor market in the PPC of the bachelor's degree courses in administration at the Instituto Federal Goiano. The method used was predominantly qualitative in nature, and of a documental nature, being exploratory research of the pedagogical projects of the bachelor's degree courses in administration, of campi that offer this course and that are part of the Instituto Federal Goiano. Since, the undergraduate course in Administration should enable professionals with skills and competencies that aim to make the insertion and inclusion of people with disabilities a reality in the organizational environment.pt_BR
dc.description.resumoO direito ao trabalho envolve inúmeros aspectos positivos que garantem a manutenção de vida e contribuição para com a sociedade. No que se refere a pessoas com deficiência PcD e trabalho existem alguns desafios que podem acarretar na falta de inclusão e inserção de PcD no mercado de trabalho. Por isso, a presente pesquisa buscou explorar a problemática de como é abordada a temática de pessoas com deficiência nos cursos de Bacharelado em administração e se os PPCs desses cursos preveem o trabalho com PcD. O objetivo geral foi realizar uma revisão sistemática dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Bacharelado em Administração ofertados no Instituto Federal Goiano, buscando compreender como tem sido ofertado nas disciplinas curriculares desses cursos a temática de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para alcançar esse objetivo realizou-se um levantamento de dados sobre a literatura de pessoas com deficiência, e mapeamento da presença de temas que abordem a temática de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nos PPC dos cursos de Bacharelado em administração do Instituto Federal Goiano. O método utilizado foi de natureza predominantemente qualitativo, e de caráter documental, sendo uma pesquisa exploratória dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em administração, de campi que ofertam esse curso e que integram o Instituto Federal Goiano. Visto que, o curso de graduação em Administração deverá possibilitar profissionais com habilidades e competências que visem tornar a inserção e inclusão das pessoas com deficiência uma realidade no ambiente organizacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafaella Dorneles da Silva (rafaella.dorneles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-29T14:04:54Z No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaella Silva.docx: 343051 bytes, checksum: aab32b22eead7c3f094517ba9f03c4c6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada RAFAELLA DORNELES DA SILVA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE é documento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-08-29T22:03:31Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rafaella Dorneles da Silva (rafaella.dorneles@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-09-01T19:28:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaella Silva.pdf: 422841 bytes, checksum: efbf68197d32373d901a75f9e2abe106 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-04T17:37:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaella Silva.pdf: 422841 bytes, checksum: efbf68197d32373d901a75f9e2abe106 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-04T17:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaella Silva.pdf: 422841 bytes, checksum: efbf68197d32373d901a75f9e2abe106 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência (PcD)pt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência e mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectTemática da inclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA TEMÁTICA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS PPCs DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DOS CAMPI DO IF GOIANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Rafaella Silva.pdf412,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.