Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898933911701945pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Marcos Moraes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038056571074237pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Carlos Moreira de-
dc.contributor.referee2Tete, Marcelo Ferreira-
dc.creatorSouza, Heloisia Carneiro de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7373084180082447pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T15:00:11Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-08-23T15:00:11Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3896-
dc.description.abstractWith the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, and the enlarged offer of professionalizing courses in the public institutions of education, it was also increased the number of vacancies in the federal education network. Thus, the theme of permanence and success in professional education must be further researched and there must be follow-ups of programs, with the strengthening of public policies and actions that contribute to these factors. This research tried to assess the factors associated with students’ permanence in technical courses subsequent/concurrent to Goiás’ FI. The research was divided in three stages. The first one was a literature systematic review, with searches in the databases of IEEE Digital Library, Scielo, Science Direct, Scopus, Taylor & Francis Online and Periódicos da Capes, with a time frame from January 2012 to December 2021. The second stage was a primary data collection, consisting in an online questionnaire with students from subsequent/concurrent courses from Catalão, Ceres, Morrinhos, Rio Verde and Urutaí campuses. The collected data were organized and categorized and then a descriptive analysis of the information was made. The third stage was the development of an educational product calle “Guide for students of technical courses at Goiás’ FI – Ceres Campus”. The educational product is a guide validated by students of technical courses at Goiás’ FI – Campus Ceres through an electronic questionnaire. The results show that the profile of the student present at the subsequent/concurrent technical courses at Goiás’ FI is of a young, male, single, brown public, without dependents, who carry out a professional activity, come from a family that earns one to one and a half minimum wage, do not receive a scholarship and whose parents minimum education is complete high school. In addition, it was proven that the Program of Student Assistance stimulates the participation and involvement of students with their studies. In relation to financial assistance from the Program, most of the students reported receiving housing assistance. Regarding teachers and students, it was identified that teachers encourage, usually teach interesting classes and bring different proposals. One of the identified factors that influence courses drop-out is the lack of follow-up and encouragement in studies by the family. The present research brings contributions related to factors associated to permanence and success in technical courses.pt_BR
dc.description.resumoCom a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a ampliação da oferta dos cursos profissionalizantes nas instituições públicas de educação, aumentou a oferta de matrículas no âmbito da Rede Federal de Ensino, com isso, torna-se necessário compreender mais profundamente os fatores associados com a permanência e êxito na educação profissional. Essa compreensão pode contribuir com a definição de ações institucionais e políticas educacionais. Essa pesquisa avaliou os fatores associados à permanência dos estudantes nos cursos técnicos subsequentes/concomitantes no IF Goiano. A pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira trata de uma revisão sistemática da literatura. As bases de dados utilizadas para a revisão sistemática foram IEEE Digital Library, Scielo, Science Direct, Scopus, Taylor & Francis Online e Periódicos da Capes, com o recorte temporal de janeiro de 2012 a dezembro de 2021. A segunda etapa foi realizada por meio de coleta de dados primários, consistindo de um questionário on-line com os estudantes dos cursos concomitantes/subsequentes dos Campi Catalão, Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí. Os dados coletados foram organizados, categorizados, em seguida, foi utilizada uma análise descritiva das informações coletadas por meio dos questionários. Já a terceira etapa compreendeu o desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Guia para os estudantes dos cursos técnicos do IF Goiano – Campus Ceres”. O produto educacional é um guia, que foi validado por estudantes dos cursos técnicos do IF Goiano – Campus Ceres por meio de um questionário eletrônico. Os resultados mostram que o perfil do estudante presente nos cursos técnicos subsequentes/concomitantes do IF Goiano é de um público jovem, do sexo masculino, solteiro, pardo, sem dependentes, que exerce atividade profissional, de família que ganha entre 1 e 1/5 salários mínimos, não recebe bolsa de estudos e a escolaridade mínima dos pais é o ensino médio completo. Além disso, foi comprovado que o Programa de Assistência Estudantil estimula a participação e o envolvimento dos estudantes com os estudos. Em relação ao auxílio financeiro da assistência estudantil, a maioria dos estudantes relatou ter recebido o auxílio-moradia. Em relação aos professores e alunos, foi identificado que os professores incentivam, costumam dar aulas interessantes e trazem propostas diferentes. Um dos fatores identificados que influenciam a desistência do curso é a falta de acompanhamento e de incentivo nos estudos pela família.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisia Carneiro de Souza (heloisia.carneiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-23T02:47:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Heloisia Carneiro.pdf: 6315954 bytes, checksum: a0159c06dde491828a693c0cf85cb407 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-23T14:55:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Heloisia Carneiro.pdf: 6315954 bytes, checksum: a0159c06dde491828a693c0cf85cb407 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-23T15:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Heloisia Carneiro.pdf: 6315954 bytes, checksum: a0159c06dde491828a693c0cf85cb407 (MD5) Previous issue date: 2023-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPermanência e êxitopt_BR
dc.subjectCursos técnicospt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleFATORES ASSOCIADOS À PERMANÊNCIA E AO ÈXITO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/CONCOMITANTESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Heloisia Carneiro.pdf6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons