Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1566844804253983pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Vivian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083710394653527pt_BR
dc.contributor.referee2Carcute, Rachel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980953382393047pt_BR
dc.creatorSilva; Porto, Amanda; Laisa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058684808365527pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T02:05:44Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-08-11T02:05:44Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3845-
dc.description.abstractAs it is an extension of traditional marketing, companies that yearn for the option of digital marketing must first practice traditional marketing, as the two complement and strengthen each other when employed in a coordinated manner. From a conceptual point of view, digital marketing is the set of advertising and marketing strategies that will be applied to the internet and in the analysis of new behavior when browsing. Given this context, this work aimed to carry out a bibliographical review on digital marketing and its importance in companies. The results showed that the marketing mix process used in companies favors the induction of potential buyers to buy their product instead of buying from competitors; the 4P's model has the company's point of view, that is, the product it offers, the price it establishes, the market it offers and the promotion it does. Then there are the 4A's of marketing, which describe the management responsibilities of a marketing team and the company's interaction with the environment; and the 8P's (research, planning, production, publication, promotion, dissemination, personalization and precision) is the strategy to identify a continuous and cyclical step by step, which begins and ends with the consumer. When it comes to the examples of the three companies that use Digital Marketing, it is observed that this is fundamental in the emergence of companies in the market, since consumers most often choose to buy through the digital medium.pt_BR
dc.description.resumoPor ser uma extensão do marketing tradicional, as empresas que anseiam pela opção do marketing digital, devem primeiramente praticar o marketing tradicional, pois os dois se complementam e se fortalecem quando empregados de forma coordenada. Do ponto de vista conceitual, o marketing digital é o conjunto de estratégias de publicidade e marketing que serão aplicadas à internet e na análise do novo comportamento quando está navegando. Diante deste contexto, este trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre o marketing digital e sua importância de atuação nas empresas. Os resultados mostraram que o processo mix de marketing utilizado em empresas propicia a indução dos compradores potenciais à compra do seu produto ao invés de comprar dos concorrentes; o modelo dos 4P’s tem o ponto de vista da empresa, ou seja, o produto que ela oferece, o preço que ela estabelece, a praça que ela disponibiliza e a promoção que ela faz. Em seguida tem os 4A’s do marketing, que descreve as responsabilidades administrativas de uma equipe de marketing e a interação da empresa com o meio ambiente; e os 8P’s (pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão) se trata da estratégia para identificar passo a passo contínuo e cíclico, que se inicia e termina no consumidor. Em se tratando dos exemplos das três empresas que utilizam o Marketing Digital, observa-se que este se apresenta como fundamental no despontar das empresas no mercado, uma vez que os consumidores optam na maioria da vezes em comprar pelo meio digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Stefani Dias Silva (amanda.stefani@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-11T00:17:40Z No. of bitstreams: 1 TCC Laisa e Amanda - TCAE e Ata de defesa.pdf: 1249416 bytes, checksum: c9d0cb88db7adeff5fdeaa6801393839 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-11T02:01:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Laisa e Amanda - TCAE e Ata de defesa.pdf: 1249416 bytes, checksum: c9d0cb88db7adeff5fdeaa6801393839 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T02:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Laisa e Amanda - TCAE e Ata de defesa.pdf: 1249416 bytes, checksum: c9d0cb88db7adeff5fdeaa6801393839 (MD5) Previous issue date: 2023-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABEINFO – ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO. Marketing digital é utilizado por 94% das empresas como estratégia de negócio. Pesquisa realizada em 2021. Disponível em: https://abeinfobrasil.com.br/94-das-empresas-apostam-nomarketing-digital-aponta-pesquisa/. Acesso em: 13 mar. 2023. ADOLPHO, C. Os 8 P’s do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. 1ª Ed. São Paulo: Novatec, 2011. BHARGAVA, Aditya Y. Entendendo algoritmos: Um guia ilustrado para programadores e outros curiosos. São Paulo: Editora Novatec, 2017, p. 18. BOONE, L.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. CONCEIÇÃO, Vinicius Osorio Lucas da. Comércio Eletrônico. Centro Universitário de Brasília para conclusão do curso de bacharelado em Administração. Brasília – DF, 2006. 44 p. CROCCO, L. Marketing: Perspectivas e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2006. EDWARDS, P.; EDWARDS, S.; ROHRBOUGH, L. Ganhando dinheiro na internet. São Paulo: Makron Books, 2000. ESTRUC, Márcia Santos. Comércio eletrônico. Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado em Administração pela UNICEUB (Centro Universitário de Brasília – DF, 2005. 55 p. FERREIRA, Patrícia; MARIANO, Sandra. Estratégia Competitiva no Mundo Virtual: O Caso Americanas.com. Campinas/SP: Anais do XXV ENAPAD, Setembro, 2010, p. 5-6 (mimeo). GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010. HINERASKY, D. A. O Instagram Como Plataforma De Negócio de Moda: dos "itbloggers" às "it-marcas". 4º Encontro de GTs - Comunicon. São Paulo – SP - 08, 09 e 10 de outubro de 2014. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª. Ed.7ª reimpressão –Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999. KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. 28 KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. Tradução Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. MADIA, de S. O Grande Livro do Marketing. São Paulo: M. Books, 2007. MC CARTHY, E. Jerome. Marketing Básico: uma abordagem gerencial. Homewood, Illinois: Richard D, Irwin, 1960. MELLO, Gabriela Ribeiro Catão; SALES, Mattheus Gomes. Estratégias de marketing digital: estudo de caso do Magazine Luiza. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola Politécnica, 2021.71 p. OLIVEIRA, Renarth Bustamante de; LUCENA, Wellington Machado. O Uso da Internet e das Mídias Digitais como Ferramentas de Estratégias de Marketing, 2012. PEDROSO, Tassiana de Paula. Marketing digital como estratégia competitiva para vendas: estudo de caso em uma loja de vestuário feminino da cidade de Formiga – MG. – 2017. 58 f. PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa: fundamentos de marketing e visão de empresa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2013. SANTOS, A. R. S. A influência do marketing digital na decisão de compra do consumidor brasileiro. Monografia (graduação) de bacharel em Administração da Faculdade AGES. Paripiranga, 2010. 66p. SILVA, Eduarda de Oliveira da. Estudo de caso sobre o marketing digital para o salão de beleza Visual 2000. Universidade de Santa Cruz do Sul, Montenegro, 2018. SOUZA, Bruno de. Marketing Digital 2.0: Como Sair na Frente da Concorrência. Ebook, 2012. TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você precisa saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec, 2018. TORRES, Cláudio. Marketing na Internet para Pequenas Empresas. 2010. VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011. VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2008. VIANA, D'Adylla Lourrãna da Costa Araújo; MATOS, Luana Araújo; BRASIL, Kátia Regina Calixto; RAMOS, Silvana Maria Soares; COSTA JÚNIOR, Francisco das Chagas de Araújo. O marketing digital e o relacionamento entre empresas e clientes em negócios de moda. Revista Espacios, vol. 37, nº 20, ano 2016. 29 VIEIRA, Eduardo Infante. Estratégias de marketing na internet, 1ªed. São Paulo: Prata Editora, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternet. Marketing Digital. Mix de marketing.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleMARKETING DIGITAL: INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Amanda Stefani Dias Silva e Laisa Gabriela dos Santos Porto.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.