Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ÁREA DE CONHECIMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA NO BRASIL: UM ESTUDO DE UM CONJUNTO DE TESES
metadata.dc.creator: Campos, Hugo de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Leonice de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Passos, Lucas dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida dentro das grandes problemáticas da Educação Financeira e da Educação em Ciências e Matemática, partindo da seguinte pergunta: Como a temática investigativa da Educação Financeira se apresenta em conjunto de teses brasileiras da área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática em termos de seus fundamentos teóricos? Desse modo, a pesquisa procurou como seu objetivo central estudar um conjunto de teses brasileiras de Educação Financeira desenvolvidas na área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática buscando compreender como essas pesquisas específicas se apresentam em termos de seus fundamentos teóricos sobre a temática investigativa da Educação Financeira. Para tanto, tentando responder à pergunta de pesquisa e alcançar seu objetivo proposto, realizou-se um estado do conhecimento de seis teses brasileiras sobre a Educação Financeira desenvolvidas na área de conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática, sendo que as teses foram selecionadas a partir de uma busca sistemática e pré-definida no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No trabalho que ora se apresenta, com estado do conhecimento empregado, pretende-se então detalhar os dados bibliográficos desse conjunto de teses, bem como realizar uma descrição de elementos importantes das mesmas e, finalmente, propor uma análise nos termos propostos.
Abstract: The present work is research developed within the great issues within Financial Education and Education in Sciences and Mathematics, starting from the following question: How does the investigative theme of Financial Education present itself in a set of Brazilian theses in the area of knowledge of Science and Mathematics Teaching in terms of its theoretical foundations? Thus, the research sought as its central goal to study a set of Brazilian theses on Financial Education developed in the field of Science Teaching and Mathematics Teaching seeking to understand how these specific studies present themselves regarding their theoretical foundations on the investigative theme of Financial Education. To this end, in an attempt to answer the research question and reach its proposed goal, six Brazilian theses on Financial Education developed in the area of knowledge of Science and Mathematics Teaching were examined, having such theses been selected from a systematic and predefined search in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The work that is now presented, with the state of knowledge employed, is then intended to detail the bibliographic data of this set of theses, as well as to carry out a description of their important elements and, ultimately, to propose an analysis in the proposed terms.
Keywords: Educação Financeira
Financial Education
Estado do conhecimento
State of knowledge
Ensino de Ciências e Matemática
Science and Mathematics Teaching
Educação em Ciências e Matemática
Education in Sciences and Mathematics
Educação Matemática
Math Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3829
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Hugo de Sousa Campos.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.