Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3823
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: COMO INICIAR ESSA ABORDAGEMCIENTÍFICA
metadata.dc.creator: Ferreira, Marcos
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Marccus
metadata.dc.contributor.referee1: Purcina, Alcione
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Michele
metadata.dc.contributor.referee3: Marins, Marccus
metadata.dc.description.resumo: Jovens pesquisadores costumam ter o contato com temas cientificamente emergentes geralmente no nível de graduação, quando oportunamente desenvolvem uma iniciação científica. No entanto, propiciar esse contato no âmbito de ensino médio desperta e incentiva o jovem a iniciar a carreira dentro da pesquisa científica. Neste especto a área multidisciplinar da Nanociência e Nanotecnologia (N&N) tem se destacado em vários campos do saber. Diante deste contexto, esse estudo levantou de forma qualitativa, por meio de questionário, o nível de conhecimento de estudantes do ensino médio sobre os termos “Nanociência” e “Nanotecnologia”. A análise dos questionários realizados por 160 estudantes revelou um baixo conhecimento sobre os temas. Além disso, dos alunos que responderam ter conhecimento sobre os temas, o ambiente de informatização foi a internet com maior percentual. O ambiente escolar ficou com um dos menores percentuais de onde os alunos tiveram contato com os termos. Na proposta de realização de aula prática para conhecer melhor os conceitos e as definições sobre a nanociências e a nanotecnologia, a síntese de nanopartículas magnéticas apresentou-se como um excelente instrumento didático para introduzir os termos no ensino médio
Abstract: Young researchers tend to have contact with scientifically emerging themes, usually at the undergraduate level, when they develop a scientific initiation opportunely. However, providing this contact in high school awakens and encourages young people to start a career in scien-tific research. In this regard, the multidisciplinary area of Nanoscience and Nanotechnology (N&N) has stood out in several fields of knowledge. Given this context, this study qualitatively surveyed, through a questionnaire, the level of knowledge of high school students about the terms “Nanoscience” and “Nanotechnology”. The analysis of the questionnaires carried out by 160 students revealed a low level of knowledge about the themes. In addition, of the students who answered that they had knowledge about the themes, the computerization environment was the internet with the highest percentage. The school environment had one of the lowest percentages where students had contact with the terms. In the proposal to carry out a practi-cal class to better understand the concepts and definitions of nanosciences and nanotech-nology, the synthesis of magnetic nanoparticles was presented as an excellent didactic tool to introduce the terms in high school.
Keywords: Nanociência
Nanotecnologia
Ensino
Atividade prática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Catalão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3823
Issue Date: 29-Jul-2023
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Marcos Antônio Ferreira.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.