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metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRÁTICA PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Amorim, Elaine Heloisa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Altina Abadia da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação objetivou analisar as práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais em uma escola de Educação infantil da Rede Municipal de Silvânia — GO. A pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Buscou aporte bibliográfico na análise de artigos, teses e dissertações, entre os anos de 1970 a 2022, além de analisar os documentos, tais como: Projeto Político Pedagógico da escola, Matriz Curricular, Planos de Ensino da escola investigada. Também, utilizou-se como técnica de coleta de dado: aplicação de questionário às docentes e a observação das práticas pedagógicas. A pesquisa privilegiou a análise das práticas de educação para as relações étnico-raciais para crianças de quatro e cinco anos, estruturado em: revisão sistemática da literatura, análise documental, questionário e observação e elaboração de guia educacional com práticas que possibilitam práticas que perpassam por todos os campos de experiência da BNCC. Os resultados da investigação apontaram que as relações étnico-raciais na educação infantil podem ser desenvolvidas, considerando a formação continuada, a representação da criança negra nos espaços escolares, a integração de literatura, jogos, danças, músicas que possibilitem o reconhecimento da importância deste tema para o desenvolvimento integral da criança. A sistematização dos resultados desta pesquisa desvelou que as práticas pedagógicas de Educação para as Relações Étnico-raciais na Educação Infantil necessitam de bases sólidas: a implementação da Lei 10.639/03, a formação dos docentes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e práticas pedagógicas, que estejam atreladas ao cotidiano da Educação Infantil. A elaboração do produto educacional buscou amparo nos resultados da pesquisa, também, alicerçou-se na Lei 10.639/03 e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, originando o guia educacional de práticas pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the pedagogical practices for the education of ethnic-racial relations in an early childhood education school in the Municipal Network of Silvânia — GO. The research was qualitative, descriptive, case study type. It sought bibliographic support in the analysis of articles, theses, and dissertations, between the years 1970 to 2022, in addition to analyzing documents, such as: Political Pedagogical Project of the school, Curriculum Matrix, Teaching Plans of the investigated school. Also, it was used as data collection technique: application of questionnaire to teachers and observation of pedagogical practices. The research favored the analysis of education practices for ethnic-racial relations for children aged four and five years, structured in: systematic literature review, document analysis, questionnaire and observation and elaboration of an educational guide with practices that enable practices that permeate through all fields of experience of the BNCC. The results of the investigation pointed out that ethnic-racial relations in early childhood education can be developed, considering continuing education, the representation of black children in school spaces, the integration of literature, games, dances, songs that allow the recognition of the importance of this theme for the integral development of the child. The systematization of the results of this research revealed that the pedagogical practices of Education for Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education need solid bases: the implementation of Law 10.639/03, the training of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and pedagogical practices, which are linked to the daily life of Early Childhood Education. The elaboration of the educational product sought support in the research results, also based on Law 10.639/03 and National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations, originating the educational guide of pedagogical practices for the education of ethnic-racial relations in early childhood education.
Keywords: Lei 10.639/03
Estudo de Caso
Guia Educacional de Práticas Pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3807
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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