Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3801
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SUAS PROPOSTAS IMAGÉTICAS |
Autor(es): | Ribeiro, Teresinha Maria |
Primeiro Orientador: | Brisolla, Lívia Santos |
Resumo: | Este artigo busca apresentar algumas análises e reflexões acerca das imagens ilustrativas do livro didático de língua portuguesa de alfabetização e letramento do primeiro ano do Ensino Fundamental I da Coleção Ápis. Para desenvolver esse estudo, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica de cunho documental, tendo como parâmetro alguns teóricos da área em questão. Nesse sentido, busca-se compreender a respeito do livro didático, bem como os processos de alfabetização e letramento, em seguida, refletir as funções, possibilidades e fragilidades das imagens ilustrativas. As análises apontam que as imagens desempenham funções importantes e são frequentemente encontradas nos livros e no meio social, sobretudo, cabe ao professor, por meio do livro didático, iniciar o contato do estudante com práticas de leitura e interpretação de imagens visuais, que vão além das ilustrações que servem mais apoio ao texto. |
Abstract: | This article seeks to present some analyzes and reflections about the illustrative images of the Portuguese language textbook on literacy and literacy of the first year of Elementary School I of the Ápis Collection. To develop this study, a bibliographic research of a documental nature was used as a methodology, having as a parameter some theorists of the area in question. In this sense, we seek to understand about the textbook, as well as the literacy and literacy processes, then reflect on the functions, possibilities and weaknesses of the illustrative images. The analyzes point out that images perform important functions and are often found in books and in the social environment, above all, it is up to the teacher, through the textbook, to initiate the student's contact with practices of reading and interpretation of visual images, which go beyond the illustrations that serve more support to the text. |
Palavras-chave: | Livro didático; Alfabetização; Letramento; Imagens Ilustrativas. Textbook; Literacy; Literacy; Illustrative images. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3801 |
Data do documento: | 3-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Teresinha Maria Ribeiro .pdf | 550,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Teresinha Maria Ribeiro .pdf | 475,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAETeresinha Maria Ribeiro .pdf | 540,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.