Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3799
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS BELOS/GO
Autor(es): Santos, Marly Costa Madureira dos
Primeiro Orientador: Santos, Ronivaldo de Oliveira Rego
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como área de estudo o município de Campos Belos, interior do estado de Goiás que apresenta um histórico de comunidades que convivem em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, analisar as questões sociais ligadas a origem e a consolidação da vulnerabilidade e de forma que destaque a trajetória da educação no município, a inclusão de programas de ajuda para a comunidade em situação de vulnerabilidade, além de sua prevalência nos dias atuais como meio de enfrentamento à pobreza. Justificam essa pesquisa, portanto, as condições às quais historicamente, Campos Belos vem sendo acometido por sérios problemas sociais, entre eles está um número significativo de crianças e jovens em idade escolar em situação de vulnerabilidade social. Essa condição, embora amenizada, deu o rótulo não só a Campos Belos, mas, a todo o nordeste goiano de Corredor da Miséria (CARVALHO, 2004).Desse modo, tem-se como objetivo geral analisar a questão da vulnerabilidade social em Campos Belos e suas relações com a educação, em concordância os objetivos específicos buscam fazer a discussão teórica-conceitual sobre a questão da vulnerabilidade social e a educação e ainda analisar como Campos Belos se insere nesse contexto de vulnerabilidade social; discutir qual o papel das políticas públicas educacionais no combate à vulnerabilidade social
Abstract: This Course Completion Work has as its study area the municipality of Campos Belos, in the interior of the state of Goiás, which presents a history of communities that live in vulnerable situations. In this sense, analyze the social issues related to the origin and consolidation of vulnerability and in a way that highlights the trajectory of education in the municipality, the inclusion of help programs for the vulnerable community, in addition to its prevalence today as a means of of tackling poverty. This research is therefore justified by the conditions under which Campos Belos has historically been affected by serious social problems, including a significant number of children and young people of school age in situations of social vulnerability. This condition, although mitigated, gave the label not only to Campos Belos, but to the entire northeast of Goiás as Corredor da Miséria (CARVALHO, 2004). Thus, the general objective is to analyze the issue of social vulnerability in Campos Belos and its relations with education, in accordance with the specific objectives, seek to carry out a theoretical-conceptual discussion on the issue of social vulnerability and education and also analyze how Campos Belos is inserted in this context of social vulnerability; discuss the role of educational public policies in combating social vulnerability
Palavras-chave: Educação
Vulnerabilidade
Sociedade
Probeza
Comunidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3799
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa de trabalho de curso Marly 1, 2 e 3.pdf292,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Marly.pdf468,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC MARLY FINAL.pdf142,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.