Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marina Campos Nori-
dc.contributor.advisor2Silva, Ruth Aparecida Viana da-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marina Campos Nori-
dc.contributor.referee2Silva, Simônia Peres da-
dc.contributor.referee3Cruz, Joseany Rodrigues-
dc.creatorCosta, Elenice Rabelo-
dc.creatorSilva, Jane Santos Guimarãespt_BR
dc.creatorSilva, Luza Mônica Côrtes dapt_BR
dc.creatorSales, Marcel Willian Reispt_BR
dc.creatorRamos, Renata Rodriguespt_BR
dc.creatorCosta, Rita de Cássia Sousapt_BR
dc.creatorMartins, Taline Carvalhopt_BR
dc.creatorSilva, Vanilda Souza dapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0029537391074617pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T16:58:23Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2023-07-26T16:58:23Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3784-
dc.description.abstractDuring the Covid-19 pandemic, face-to-face educational activities were suspended for a period in Brazil. A remote education system was adopted in most Brazilian university institutions, linking Digital Information and Communication Technologies (TDICs) to education. This motivated the central research problem: from the analysis of the learning trajectories of the students of the IF Goiano Campus Trindade during the period of emergency education (2020 and 2021), what possibilities did they experience for the teacher? As a methodology, bibliographical research was adopted, reading of institutional documents available in the IFGoiano's X-Ray of Permanence and in a group, a Brainstorming was done through an online meeting that made the main pedagogical practices during the pandemic that can be teaching practices even in post-conflict times. pandemic. As a final result, a digital folder was prepared, in which teaching-learning and socio-emotional strategies were propagated, they are: reception, study routine, interdisciplinarity, continuing education and standardization of the VLE. The study carried out was important to detect and propagate good pedagogical practices that were intensified during a pandemic and are still important in this new educational context, or, in other words, to report the lessons learned for education.pt_BR
dc.description.resumoNo período da pandemia pela Covid-19, as atividades educativas presenciais foram suspensas por um período no Brasil. Adotou-se um sistema de educação remota em grande parte das instituições universitárias brasileiras, articulando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) à educação. Isto motivou o problema central de pesquisa: a partir da análise das trajetórias de aprendizagem dos estudantes do IF Goiano Campus Trindade durante o período de educação emergencial (2020 e 2021), quais possibilidades surgiram para o docente? Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, leitura de documentos institucionais disponíveis no Raio X da Permanência do IFGoiano e em grupo foi feito através de reunião online um Brainstorming que levantou as principais práticas pedagógicas durante a pandemia que podem ser possibilidades de práticas docentes mesmo em tempo pós-pandêmico. Como resultado final foi elaborado um folder digital, no qual foram propagadas estratégias de ensino-aprendizagem e socioemocional, são elas: acolhimento, rotina de estudos, interdisciplinaridade, formação continuada e padronização do AVA. O estudo realizado foi importante para detectar e propagar boas práticas pedagógicas intensificadas durante a pandemia e ainda importantes nesse novo contexto educacional, ou, em outras palavras, relatar as lições aprendidas para a educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elenice Rabelo Costa (elenice.costa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-07-26T00:35:02Z No. of bitstreams: 1 versãorif.pdf: 1533441 bytes, checksum: 9e0eb826f45e09df2516e281a5216a46 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-26T16:56:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 versãorif.pdf: 1533441 bytes, checksum: 9e0eb826f45e09df2516e281a5216a46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T16:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 versãorif.pdf: 1533441 bytes, checksum: 9e0eb826f45e09df2516e281a5216a46 (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABED, Anita. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15891-habilidades-socioemocionais-produto-1-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jan. 2023. ALENCAR, Cely M. S. de; SILVA, Mateus F. P. da. Diagnóstico dos efeitos da pandemia de covid-19 na gestão do curso de Engenharia Civil da UFC e proposição de painel de continuidade do ensino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48., 2020, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Anais [...] . Caxias do Sul, Rio Grande do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2020. p. 1-10. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60534/1/2020_eve_cmsdealencar.pdf. Acesso em: 03 set. 2022. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2021. BRASIL, Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 set. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 set. 2022. BRASIL. Lei Nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnologia, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 18 de março de 2021. DUTRA E SILVA, A.; et al. Interdisciplinaridade e ensino remoto: os desafios da aprendizagem em engenharia no distanciamento social. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5715. Acesso em: 24 jun. 2022. FRONZA, D.S. et al. Possibilidades de ensino no contexto da Pandemia. XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação (SIEPEC), (1), 1-8, 2020. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18795/17491. Acesso em: HARASIM, Linda et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem online. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Relatório do I Seminário da Permanência. 25 nov. 2020a. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/relat%C3%B3rio-I_semin%C3%A1rio_da_perman%C3%AAncia_2020-234b99662e4b4adc8b942cbb2bf3609a.docx. Acesso em: 22 jul. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com os estudantes e docentes sobre as atividades de ensino em EaD em 2020. 2020b. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGOnKxSoRXOd569-j4bD4ksF5nVOHCmdRHRmv5BtW-QNxuZw/viewanalytics. Acesso em: 22 jul. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com os estudantes evadidos em 2020c. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAvPzOcUmE24WJJoIybWjod7iDjfOBjIdej13soH98EMmU9A/viewanalytics. Acesso em: 22 jul. 2022. LIMA, T.; INÊS EVANGELISTA, J.; ELISABETH MACIEL, C. Pandemia e educação: as políticas promulgadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Interação: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 23, n. 2, p. 125 - 136, 29 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/614. Acesso em: 22 jul. 2022. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE - OPAS. Histórico da pandemia de COVID-19. 2020. Disponível em: Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórica-prática. Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB. https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 29 ago. 2022. RODRIGUES, Marina Campos Nori. Cursos presenciais e carga horária a distância em seus currículos: o papel do estado, a trajetória da política e as implicações no IF Goiano. 2021. 252 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11680. Acesso em: 22 jul. 2022. SILVA, A. A. M. T. da. et al., Relato de experiência no curso de engenharia civil em disciplinas de projetos durante a pandemia Covid-19. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5770. Acesso em: 3 set. 2022. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24 ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016. SANTOS, J. R.; ZABOROSKI, E. Ensino Remoto e Pandemia de Covid-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 41–57, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20865. Acesso em: 22 jul. 2022. SANTOS, B. de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2020. Disponível em: https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleREFLEXÕES DAS TRAJETÓRIAS DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO IF GOIANO CAMPUS TRINDADE NO PERÍODO DAS AULAS NÃO PRESENCIAIS: POSSIBILIDADE PARA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
dc.title.alternativeREFLECTIONS ON THE LEARNING TRAJECTORIES OF STUDENTS AT THE IF GOIANO CAMPUS TRINDADE IN THE PERIOD OF NON-CLASS CLASSES: Possibility for teaching practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológicapdfversãoriftrabalhopos1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.